[Veja o vídeo] Banho Tcheko na ironia do Pacotão 2017

banho-tcheko-com-efeitosPor Chico Sant’Anna

Rollemberg não escapou a ironia. Crise hídrica no DF é o tema do do Samba Enredo do Pacotão do Carnaval de 2017.

Nem Renan, nem Eike, nem Lava Jato, nem Dilma, nem Teori.

Na 39ª edição do Pacotão, Rodrigo Rollemberg e a crise hídrica no DF foram as musas inspiradoras máximas do Samba Enredo do Pacotão 2017. Curioso que ao longo desses 39 anos, a conjuntura nacional sempre falou mais alto. Palácio do Planalto e Congresso Nacional sempre deram melhores rimas do que GDF e o Palácio do Buriti. Desta vez, Banho Tcheko, de Antonio Jorge Sales, ex Rei Momo do DF, foi a manchinha vencedora.

Mais de vinte composições participaram do certame, realizado na Praça Vermelha do Conic, no sábado, 28/1. Como não poderia deixar de ser, a política nacional foi a temática presente. Mas o Pacotão na edição desse ano deixou de ser uma expressão de Esquerda. Composições de postura de Direita irritaram a platéia, em especial os pacoteiros mais tradicionais.

Os “codinomes” de políticos, utilizados nas listas de propina da Construtora Oldebrecht, suscitaram todos os tipos de rimas. Três canções em homenagem a eles disputaram. A primeira dama, Marcela, apareceu em mais duas. Mas com certeza, o presidente do Senado, Renan Calheiros, foi o campeão de lembranças dos compositores. Inclusive, as marchinhas classificadas em segundo e terceiro lugar, “Prisão tá cheia”, do Maestro Jorge Antunes, e “Juizeco” de autoria de Dr. Jadir, tinham o parlamentar como musa inspiradora.

Apenas duas composições falavam da realidade candanga. Acaba com a Agefis e Banho Tcheko. E mesmo contando no juri com um jurado tido como “chapa branca” pelos presentes, o secretário adjunto das Cidades, Roosevelt Vilela, suplente de distrital pelo PSB, Rollemberg não escapou a ironia. Para o músico Raimundo Floriano, que presidiu a comissão julgadora e que acompanha o Pacotão desde o primeiro desfile, a canção tem tudo pra pegar pela sua singeleza, atualidade e ironia.
Agora é decorar o samba e esperar o Pacotão entrar na avenida.

Quem quiser ir ensaiando, é só conferir o vídeo abaixo.

 

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura em Brasília, Brasília - DF, Carnaval, Crítica social, Cultura, Distrito Federal, Festas & Eventos, GDF, Humor, Humor & Sátira, Música, Recursos Hídricos, Senado Federal. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para [Veja o vídeo] Banho Tcheko na ironia do Pacotão 2017

  1. Maldição de Beto Carneiro, o Vampiro Brasileiro:
    —Que Rollemberg daqui pra frente só possa tomar banho techeco.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s