Sinfonia de buzinas fará protesto contra governo Temer

Em 1984, Jorge Antunes compôs e apresentou em estacionamento público a Sinfonia das Diretas, a primeira sinfonia do Buzinaço.

Autor da primeira e única Sinfonia das Diretas, também conhecida como a Sinfonia das Buzinas, já que foi composta e apresentada como manifestação política pela aprovação da Emenda das Diretas Já, em 1984, o Maestro Jorge Antunes se prepara agora para lançar a Sinfonia dos Direitos. Trata-se de uma obra musical de longa duração, cerca de 40 minutos. A obra, arte engajada politicamente, é, segundo o maestro, a estetização da luta contra as contrarreformas do governo golpista e corrupto de Michel Temer.

A composição musical é escrita para um coral, flauta, clarineta, percussão, violões, tiorba, bateria, bombardino, tuba, ritmistas da ARUC, guitarra elétrica, baixo elétrico, cordas, orquestra de buzinas de automóveis e sons eletrônicos pré-gravados.

A obra será apresentada ao vivo, em estreia mundial, no dia 28 de maio próximo, no estacionamento localizado entre a Torre de TV e a Funarte. Ou seja, no mesmo local em que foi apresentada a já histórica Sinfonia das Diretas, em 1º de junho de 1984.

Cerca de 100 (cem) automóveis estarão distribuídos no estacionamento, como uma orquestra: o maestro dirigirá os “buzinistas”, coordenando o toque das buzinas de modo concatenado às intervenções musicais do coro e do conjunto musical.

O coro e demais músicos, com o maestro, ficarão sobre um palanque, tipo palco coberto, de dimensões 10m X 6m, montado no próprio estacionamento, no asfalto à beira da calçada, do lado da Funarte, de frente para os carros dispostos no estacionamento.

Voluntários

Para formação da orquestra de buzinas, o maestro Jorge Antunes já recebeu a adesão de motoristas voluntários, cujas buzinas já foram aferidas com suas notas musicais devidamente catalogadas. Melodias serão elaboradas com as buzinas.

Novos buzinistas podem ainda aderir ao projeto. É necessário aferir as notas emitidas pelas buzinas dos carros dos voluntários dispostos a participar da orquestra. O contato com o  maestro Jorge Antunes  acontece pelo endereço eletrônico antunes@jorgeantunes.com.br.

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura em Brasília, Brasília - DF, Brasil, Cultura, Ditadura Militar, Eleições, Governo Federal, Música, Presidência da República. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s