Risofloras é um coletivo feminino formado por três jovens mulheres artistas visuais e grafiteiras.

O grupo se dedica à arte urbana e tem como principal objetivo estimular um olhar criativo, gentil e solidário sobre os muros das cidades por meio de diversas linguagens urbanas e artísticas, como o grafite, estêncil, pintura, palavra e a poesia…
O coletivo nasceu em Brasília, em 2014, e é fruto de um projeto de Arte e Educação chamado Mapa Gentil, ministrado no espaço do projeto Jovem de Expressão, na cidade de Ceilândia.

A sororidade – empoderamento por meio da união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo e em busca de alcançar objetivos em comum por meio de suas obras -, são ações que norteiam as propostas do grupo nas ruas e prédios, onde a inserção democrática da arte no cotidiano das pessoas ressignifica o espaço coletivo e também embeleza muros.

Para o coletivo Risofloras, todo espaço é espaço da arte. Pode ser numa estação de transformador de energia elétrica ou na sede do Tribunal Regional Federal do DF. Pela qualidade, foram convidadas pela secretaria nacional da Juventude, que tem sede na ONU Brasil a expor seus trabalhos e a inscrever a palavra: Juventude, por ocasião das comemorações dos dois anos de criação do Estatuto da Juventude.

Para conhecer mais artistas de Brasília, leia também:

As Risofloras também ministraram oficinas de grafitte para o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, localizado em Ceilândia – DF. Participaram de Festivais Musicais como Elemento em Movimento, Cena Contemporânea e Meu Eixão (Rede Globo), em todos comandavam um painel colaborativo de Grafite aberto para o público do evento. Fizeram pinturas ao vivo na semana do Movimento Empresa Juniores – ENEJ e no Arts Day na Escola das Nações.

Dessa forma, o coletivo propõe um diálogo entre as pessoas e o seus espaço, estimulando a reflexão sobre as relações humanas, a conscientização para o bem comum, a diversidade e a interação da  cidade, coletivo e arte.

Quem quiser conhecer mais de perto o trabalho das Risofloras pode dar um pulo em Taguatinga, na Galeria Olho de Águia. O espaço administrado pelo repórter fotográfico Ivaldo Cavalcante se tornou em uma espécie de  trincheira e refúgio aos diversos guerreiros quixotescos “fazedores” de arte que estão marginalizados do circuito acadêmico, da dita indústria “cultural” e da escassez das águas advindas dos incentivos governamentais.

Na Galeria Olho de Águia, que representa não só um mirante que traz aos seus frequentadores um panorama do cenário artístico de Taguatinga e do DF, como também oportuniza  espaço, voz e protagonismo aos artistas locais para que possam expor suas impressões e representações do “local universal”, o apreciador das artes plásticas poderá conferir esta arte de rua, até 20 de maio de 2017, sempre de terça a sexta-feira, das 15h às 01h. e sábado, das 17h30h às 01 da manhã.

Serviço:

Exposição Coletivo Risofloras Ser O Que Se Quer Ser
Local: Galeria Olho de Águia – CNF 01,  Ed. Praiamar Loja 12 – Sandu Norte – Taguatinga Norte.
Data: De 05 de maio a 20 de maio de 2017 – Entrada: Gratuita
Horário: De terça a sexta – 15h às 01h / Sábado – 17h30h às 01h
Contatos: Edilene Colado: 981485016 e Ivaldo: 99962575