Entorno: Ministério Público processa prefeito de Valparaíso

Recém empossado, prefeito de Valparaíso de Goiás é processado por nepotismo.

Na ação de improbidade administrativa, o Ministério Público de Goiás aciona o prefeito e mais cinco por nepotismo em Valparaíso.

 

Por Chico Sant’Anna,
(com base no texto de Cristiani Honório, da Ascom MP-GO)

As eleições municipais são recentes, os prefeitos tomaram posse em 2016, mas em Valparaíso de Goiás, cidade colada ao Distrito Federal, no Entorno Sul, o Ministério Público de Goiás já está acionando o município, o prefeito da cidade, Pábio Coreia Lopes; e também o superintendente de Serviços de Fiscalização Municipal (Sufim), Joaquim Ascendino do Monte, a mulher, Maria do Bento do Monte, e a filha, Liliane Bento do Monte, as duas comissionadas nos cargos de secretária municipal de Desenvolvimento Social e diretora da Divisão de Vigilância em Saúde.

Leia também:

Pábio Coreia Lopes, também conhecido como Pabio Mossoró, é tucano, foi eleito pela coligação Pela Reconstrução de Valparaíso, liderada pelo PSDB e que aglutinou outros onze partidos: REDE, PV, PSB, PP, PDT,  DEM, PTC,  PT do B, PSDC, PHS e o PEN.

Também respondem ao processo  Daniel Sena de Melo, nomeado pelo prefeito ao cargo de controlador-geral do município e a irmã, Cimara Sena de Melo, que ocupa o cargo comissionado de assessora de Gabinete, lotada no gabinete do Prefeito. Liminarmente, foi requerida a suspensão dos pagamentos e efeitos dos atos de nomeação dos ocupantes de cargos que caracterizaram o nepotismo.

A ação, assinada pelos promotores de Justiça Bruno Domingos, Claudine César, Daniel Naiff, Lorena Bittencourt, Marina Mello e Oriane Graciane de Souza, requer, além da condenação pela prática de ato de improbidade administrativa de Pábio, em razão do nepotismo instalado nas estruturas administrativas do município e também de Maria Bento, ambos agentes públicos municipais; a nulidade dos atos de nomeação para os cargos comissionados de Joaquim Ascendino, Maria Bento, Liliane Bento, Daniel Sena e Cimara Sena.

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Ética na Política, Eleições, Entorno do DF, Gestão de recursos públicos, Goiás, Justiça, Ministério Público, Política & Partidos, Valparaíso - GO. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s