Por Chico Sant’Anna

Conhecido pela dureza de suas análises, pela capacidade de articulação política que o levou a assessorar diferentes governos do Distrito Federal – de Cristovam Buarque a Rodrigo Rollemberg, passando por Joaquim Roriz -, o jornalista Hélio Doyle lança, no dia 15 de agosto, o livro Assim é a Velha Política. A obra deve se tornar em livro de cabeceira para quem deseja entrar na política local ou nela prosseguir.

Ela promete remexer com temas antigos que, infelizmente, ainda estão atuais, bem como remexer em outros que muita gente da política local preferiria esquecer. Ele recupera as análises e informações que o jornalista, após deixar a secretaria de Governo do GDF, publicou de maio a dezembro de 2016, quando era o titular da coluna sobre a política local no Jornal de Brasília.

Ao comentar as notícias daquele ano, acabou escrevendo análises atemporais sobre a cidade que conhece como poucos. O modus operandis de parlamentares distritais, organizações sindicais e governantes inspiraram o autor em seus textos. Nas 143 colunas publicadas, expôs os métodos da velha política, o toma lá dá cá, as chantagens políticas, a desfaçatez de seus praticantes, os mitos que se criam para sustentá-la e o mal que ela faz à sociedade.

Esses textos estão reunidos em Assim é a Velha Política, um livro que trata com clareza desse assunto tão indigesto, mas que também mostra haver outros caminhos viáveis para a administração pública, a relação entre os poderes e a defesa de interesses de segmentos sociais.

O prefácio é do poeta Nicolas Behr e o senador José Antonio Reguffe assina o texto da quarta capa. A apresentação é da jornalista Anna Halley.

Serviço:

ASSIM É A VELHA POLÍTICA
Autor: Hélio Doyle
Lançamento: dia 15 de agosto, das 19h às 23h, no Carpe Diem da 104 Sul.
Editora Meiaum, 2017
R$ 40,00