Fotos de Juan Ricthelly

O Parque Ecológico do Gama, também conhecido como Parque Urbano e Vivencial do Setor Norte, foi tomado por um grande incêndio no final da tarde adentrando pelo começo da noite de quarta-feira, 10/7.
De longe era visível uma enorme coluna de fumaça que facilmente se confundia com as nuvens. Ao se aproximar, o clarão era visível e tamanho do fogo era preocupante.
Ainda mais por ser na área mais sensível do parque e próximo ao último olho d’água lá existente.

Leia também:

No Parque do Gama, é possível ainda encontrar espécimes da Mimosa Heringeri. A planta está inscrita no Livro Vermelho da Flora e na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente.

Lá também estão espécies nativa do Cerrado plantadas recentemente e de uma família de uma planta muito rara e ameaçada de extinção chamada Mimosa Heringeri, que consta no Livro Vermelho da Flora e na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente. Tendo a particularidade de somente ocorrer na região Sul do DF.

Combate ao incêndio

Por sorte os bombeiros chegaram rápido ao local e conseguiram controlar as chamas.

O coordenador do projeto Gama Verde, Juan Ricthelly, esteve no local para fazer uma avaliação dos danos causados, e felizmente o olho d’água e a maior parte das Mimosas não foram atingidas pelo fogo, sendo que a espécie mais afetada pelo incêndio foi o Capim Barba de Bode.
De qualquer forma, fica o alerta da importância de se manter vigilante para os possíveis incêndios em épocas de seca, o Cerrado tem um solo que favorece a proliferação do fogo, ainda mais quando combinado com enormes quantidades de matéria orgânica seca.

 

Veja abaixo um vídeo gravado pelo Blog Gama Livre com imagens do Parque após o Incêndio.