Os Micos frequentavam uma praça em Taguatinga Sul e morrem vítimas de virose transmitida pelo ser humano.

 

Por Chico Sant’Anna, com base no Jornal Satélite.

 

Vários saguis, micos, que frequentavam uma praça na QSF 11, em Taguatinga Sul, apareceram mortos. Os animais foram submetidos a exames na Universidade de Brasília (UnB). A UnB descartou a possibilidade de eles terem sido acometidos por Febre Amarela, segundo informou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Também não não havia sinais de envenenamento.

Popularmente conhecidos por sonhim, soim , sauim ou ainda saguim, dependendo da Região, o sagui é uma espécie de macaco de pequeno porte. Inicialmente, era originário do Nordeste, mas atualmente se encontra em quase todo o Brasil. Também é comum sua criação em cativeiro embora seja proibido no Brasil.

Contaminação pelo alimento

Os veterinários afirmaram que os micos morreram por conta de uma infecção causada pelo vírus da herpes, que é fatal para os primatas, mas não para os seres humanos. Esse tipo de infecção ocorre por meio de alimentos oferecidos aos animais por humanos portadores dos vírus. A Delegacia orienta que a população não forneça alimentos nem bebidas para animais silvestres.