Moradores se cotizam e num trabalho de grupo recuperam a parada de ônibus que abriga o projeto e foi vandalizada em Dezembro.

 

Por Chico Sant’Anna

Ele está de volta. Graças à perseverança da universitária Giovanna Mundstock e do apoio de doze pessoas que se cotizaram para levantar R$ 720,00, o Pomar Solidário está novinho em folha. Trata-se de uma parada de ônibus na quadra 14 do Park Way adaptada e decorada para abrigar um projeto de compartilhamento de frutas e hortigranjeiros produzidos nas casas do bairro. As pessoas deixam os excessos de suas produções domésticas e quem quiser pega as frutas e hortifrutigranjeiros que desejar. Tudo de graça.

Leia também:

Ao longo do segundo semestre de 2019, o Pomar solidário compartilhou mais de 200 quilos de frutas e verduras. Em dezembro foi vandalizado.

A ideia nasceu de uma pesquisa acadêmica, na qual constatou-se que. Foi demonstrado que 84% dos moradores ouvidos não conseguem consumir sozinhos a produção de suas casas e que 55% deles relataram haver grande desperdício de frutas. Criado em junho de 2019, a proposta movimentou mais de 200 kg de frutas, até dezembro do ano passado, quando foi alvo de vândalos que danificaram as instalações e pixaram o local. Nesse mês de fevereiro, moradores voltaram a se reunir para recuperar a parada, nova pintura e decoração. Ele está novinho em folha.

Frutas e verduras já podem ser disponibilizadas, beneficiando moradores e trabalhadores da região e ajudando a reduzir o desperdício de alimentos no bairro.