As montanhas de lixo irregularmente descartado ameaçam pedestres, trabalhadores e ciclistas que ainda frequentam o local, e pode ajudar na proliferação de transmissores de doenças, como mosquitos.
Por Aldem Bourscheit
Criado em 2002 e com sua implantação desprezada por repetidos governos, o Parque Ecológico Bernardo Sayão se tornou um verdadeiro lixão.
As fotos ilustrativas desse texto são de alguns dos inúmeros depósitos de lixo espalhados em meio aos 200 hectares da “área protegida”, que fica no Lago Sul, entres as QIs 27 e 29 e os condomínios Solar de Brasília e Estância Quintas da Alvorada.
Os frequentes despejos de resíduos ocorrem principalmente à noite e fins de semana, quando veículos e caminhões adentram a área por acessos ilegalmente abertos.
Um dos pontos de acesso é pela via que liga a Estrada Parque Contorno à QI 27. Oficialmente, está fechada desde 2015. Na prática, o tráfego de veículos prossegue.
As montanhas de lixo irregularmente descartado ameaçam pedestres, trabalhadores e ciclistas que ainda frequentam o local, e pode ajudar na proliferação de transmissores de doenças, como mosquitos.
Aquele negócio, os próprios moradores que contribuem para o surgimento. Pois é facinho jogar nas costas do governo tudo. No início do ano, vimos uma operação para limpar a cidade toda e flagrantes de moradores marginais e carroceiros despejando lixo em áreas inapropriadas para tal fim. E como as multas são irrisórias, o povo continua a jogar lixo. O GDF só enxuga gelo. O mesmo diz respeito a manutenção das escadas rolantes e elevadores da Rodoviária do Plano Piloto. Quer apostar, que no mesmo dia que o GDF consertar, o povo vai detonar. Acho que não dou 6 horas para tudo estar imprestável novamente, como já sabemos, que são os detonadores, a juventude de Brasília. Nenhum crime pode ser imputado a ELES, e iremos ficar novamente um bom tempo sem elevadores e escadas rolantes na Rodoviária. O mesmo diz respeito a limpeza de áreas públicas e ambientais em Brasília. Limpa hoje, e no mesmo dia, já está tudo sujo novamente.
CurtirCurtir
É fato que o governo anterior não fez nada para uma gestão adequada dos resíduos, nem de longe cumpriu com a política nacional de resíduos, só queriam abrir o novo aterro sanitário, pois negócios escusos estão envolvidos, hoje Brasília se tornou um grande lixão a céu aberto . Parabéns ao jornalista pela matéria
CurtirCurtido por 1 pessoa