Requerimento da deputada Érika Kokay (PT-DF) é para que o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, esclareça denúncia sobre arapongagem na UnB. Informação veio à tona a partir de vazamento de dados do ministério da Economia e foi tema de reportagem no semanário, Brasília Capital e aqui nesse blog.

 

A deputada Erika Kokay (PT-DF) apresentou requerimento (REQ 414/2020) de convocação ao Plenário da Câmara dos Deputados para que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general de Exército Augusto Heleno, dê explicações ao Parlamento sobre a presença de agentes secretos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) infiltrados na Universidade de Brasília (UnB) e em órgãos públicos.

requerimento foi fundamentado em matéria publicada pelo Brasília Capital na coluna do jornalista Chico Sant’Anna, na edição 451 (de 15 a 21 de fevereiro de 2020) e também nesse blog. O texto trazia dados revelados pelo Tribinal de Contas da União e levados à público pela  reportagem de André Barrocal, da revista Carta Capital.

Leia aqui a íntegra da reportagem que deu base ao requerimento

Leia a íntegra do requerimento de Kokay, que ainda precisa ser apreciado pelo Plenário.