Por Chico Sant’Anna
Diante da crise do Coronavírus muitos coletivos tem tomado a iniciativa de colaborar com aqueles que estão em situação mais vulnerável. A coluna, em homenagem a todos os que estão exercendo na prática ações de solidariedade, registra aqui alguns dos exemplos do que rola na cidade.

UnB – Campus de Planaltina – Os estudantes de Biologia inscritos no Programa de Educação Tutorial- Ciências do Campus de Planaltina da Universidade de Brasília criaram um grupo no WhatsApp para poder responder dúvidas e desmistificar notícias falsas acerca dos acontecimentos da pandemia do novo coronavírus – Covid-19, além de trazer novas informações e novidades sobre vacinas e remédios que estão sendo desenvolvidos.
As dúvidas e perguntas devem ser enviadas no período da manhã, de 8 horas ao meio dia e serão respondidas a partir das 14 horas. Quem quiser participar, clique aqui para entrar no chat

Máscaras das bordadeiras – Dois coletivos de bordadeiras do Park Way, o Park Way Borda e Vargem Bonita Borda, deram um tempinho nos bordados e decidiram ajudar o Lar dos Velhinhos Santa Madalena. A meta: produzir 300 máscaras para proteger os hospedes do abrigo de idosos. Tarefa determinada, tarefa cumprida, não será por falta de máscaras que os idosos não estarão protegidos.

Militância e solidariedade 1 – Corrente de solidariedade é um grupo criado por militantes de várias causas sociais. Ele já angariaram R$36.111,01 em doações, que resultaram em 9,7 toneladas de alimentos e material de limpeza, transformadas 817 cestas básicas. Cerca de 3.300 pessoas de 38 comunidades carentes do DF e Entorno já foram beneficiadas. De refugiados haitianos a moradores de rua. Moradores da Estrutural, Areal, Vila Pacheco, Jardim Roriz, Nova Petrópolis, Nova Planaltina, Taguatinga, Vale do Amanhecer, Fátima, Rota do Cavalo, Candangolândia, Capão Comprido, São Sebastião, Paranoá. E já temos entregas marcadas em Gama, Valparaíso, Ceilândia e Sol Nascente.
Quem puder contribuir, as doações são na Agência do Banco do Brasil 3598-X, conta corrente 8622-3, Pede-se que o comprovante de depósito seja enviado pra o zap (61)981186296 (Rubens Bias). A prestação de contas ocorre no instagram.com/correntedesolidariedadedf

Militância e solidariedade 2 – Outro grupo formado é o Rede de Solidariedade. Ela recolhe recursos financeiros e os transforma em alimentos, material de limpeza e higiene que são repassados às famílias que sofrem com as consequências do isolamento social recomendado pela OMS. Cerca de 120 famílias já foram atendidas, a meta é chegar a 500. Ajudas em dinheiro podem ser depositadas na conta corrente 40.777-1 da agência 3599-8 do Banco do Brasil, em nome de Centro de Estudos e Assessoria – CEA. Doações em material alimentos e materiais de limpeza e higiene podem ser entregues em dois endereços. No Guara 2m na QE 13, CONJUNTO 13. Telefone: (61) 99272 – 9011. Ou em Taguatinga na QNM 36 Conjunto T Casa 44. M Norte. (Próximo ao Coser Bernardo Sayão)

Fazenda Água Limpa – Alunos e professores da Fazenda Escola da UnB, localizada no Park Way, também estão com ação de caráter social apoiando famílias que precisem de apoio com alimentos. Maracujá, banana, uva, dentre outros, além de hortaliças produzidas nas atividades de ensino e pesquisa da FAL estão sendo distribuídos. Já foram beneficiadas 35 famílias. O próximo grupo a ser atendido são pessoas portadoras de deficiência visual vinculadas à Associação Deficiente Visual na Trilha, mais conhecida como Projeto DV na Trilha.