A Frente Unificada da Cultura convoca, para reunião online, artistas, produtores, técnicos, gestores de espaços culturais e demais integrantes da cadeia da cultura no DF para debater sobre a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc – 14.017 e como serão acessados os recursos dispostos na Lei. A reunião é nessa quinta-feira 02/07, às 19 horas. Serão tiradas dúvidas sobre os encaminhamentos para a execução, com celeridade, da Lei Aldir Blanc no DF.

Texto elaborado pela Frente Unificada da Cultura

São boas as saídas para a subsistência e fomento que são sinalizadas pela Lei 14.017, com possibilidade de apoio financeiro emergencial para artistas autônomos, espaços culturais, coletivos e grupos culturais. Acreditamos que com uma das leis mais avançadas para o setor cultural, a Lei Orgânica de Cultura do DF (LOC)  que tem dois Fundos, o FAC – Fundo de Apoio à Cultura, que só pode ser utilizado para fomento de projetos culturais, e o FPC – Fundo de Políticas Culturais (Art. 60 a 62 da LOC) que até o momento não foi regularizado e, com a ampliação do cadastro de entes e agentes – CEAC,  temos instrumentos para agilizar a implementação da lei e garantir que os R$ 19,2 milhões destinados para a cultura do Distrito Federal chegue a tempo de salvar vidas!

Trabalhadoras e trabalhadores da cultura que foram os primeiros a ter que parar e serão os últimos a poder voltar às suas atividades, esperam que esse dinheiro seja empregado de forma correta para ajudar a salvar temporariamente o setor.

Além de representantes dos diversos segmentos artísticos do DF contamos com a participação no debate,  do Secretário Executivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Secec, Carlos Alberto Júnior, de Conselheiros do Conselho de Cultura do DF – CCDF e de Cris Ramires, da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

Participe do debate, em nome da Arte, da Cultura, e da subsistência do setor cultural neste momento delicado de Pandemia por qual passamos.

Serviço:

Debate com o Setor Cultural sobre a Lei Aldir Blanc dia 02 de Julho de 2020, às 19 horas, por meio da plataforma “Meet”. Para participar, acesse pelo link
https://meet.google.com/qoq-vfkg-tki?authuser=0

Você pode rever o conteúdo dessa live pelo canal do Youtube