Quatro chapas se inscreveram para disputar a reitoria da Universidade de Brasília. Uma só de mulheres. Ex-candidata ao GDF, em 2018, a professora Fátima de Sousa, ex diretora da Faculdade de Saúde, registrou sua candidatura na parte da tarde, tendo como vice a ex-diretora da Faculdade de Ciências da Informação, Elmira Luzia Simeão.

Desde a redemocratização do Brasil, em 1985, a UnB realiza eleição para a indicação de reitor (a) e vice-reitor (a). Para esse ano, estima-se em mais de 50 mil eleitores, dentre estudantes, professores e técnicos da UnB, representando toda a comunidade acadêmica. Pela primeira vez, o processo será todo on-line.

Por Chico Sant’Anna

Foi dada a largada para as eleições para a Reitoria da Universidade de Brasília – UnB. Um novo mandato tem início ainda este ano, em 22 de novembro, e segue até 2024. Nessa segunda 27, quatro chapas se inscreveram e aguardam a homologação por parte da Comissão Organizadora da Consulta – COC, o que deve ocorrer até esta quarta, 29/7. O primeiro turno do processo eleitoral foi marcado para os dias 25 e 28 de agosto e, devido à pandemia da Covid-19, que exige a adoção do protocolo de afastamento social, todo o processo da consulta à comunidade acadêmica, da campanha à votação, será feito pela internet, online.

Desde a redemocratização do Brasil, em 1985, a UnB realiza eleição para a indicação de reitor (a) e vice-reitor (a). Para esse ano, estima-se em mais de 50 mil eleitores, dentre estudantes, professores e técnicos da UnB, representando toda a comunidade acadêmica. A contagem dos votos é de forma paritária: os votos dos três segmentos têm o mesmo peso, mas o voto individual tem peso diferente no resultado final, calculado a partir de uma fórmula que considera o número de votantes de cada segmento.

Caso nenhuma das chapas obtenha maioria absoluta, um segundo turno já tem data reservada para 8 de setembro. Ao término, os nomes das três chapas vencedoras serão encaminhados ao Conselho Universitário que homologará as três mais votadas. O resultado deve ser divulgado pela COC em 11 de setembro. As chapas devem atuar de forma conjunta para que o Ministério da Educação e o presidente Jair Bolsonaro, escolha a dupla mais votada, respeitando o processo democrático.

Comissão Eleitoral

Todo o sistema é organizado e executado pela COC, formada por 9 representantes da UnB, 3 de cada segmento. O Diretório Central dos Estudantes se faz representar por três dirigentes: (Artur Nogueira Fellows, Bruno Zaidan de Oliveira Freitas e Katty Hellen da Costa de Deus). Mesma quantidade de membros para representar os servidores técnico-administrativos. Todos são dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília – Sintfub, (Antônio José dos Santos, José Almiran Rodrigues e Paulo Roberto da Silva Nascimento). A representação dos docentes se dá por meio dos professores Manoel Pereira de Andrade (ADUnB/FAV), Maria da Glória Lima (Faculdade de Saúde) e Rafael Litvin Villas Bôas (lotado no Campus de Planaltina).

Candidatos

As inscrições das chapas agitaram a Universidade em meio à Pandemia. A atual reitora, Márcia Abrahão, e seu vice, Enrique Huelva, foram os primeiros a se inscreve, logo pela manhã. Ex-candidata à governadora do Distrito Federal e ex-diretora da Faculdade de Saúde, Fátima de Sousa, postula uma renovação na direção. Sua chapa, Tempo de florescer UnB, é formada por duas mulheres. A candidata à vice-reitora é a ex-diretora da Faculdade de Ciência da Informação, Elmira Luzia Simeão. Às três da tarde, as duas fecharam os registros dos candidatos.

Veja abaixo os nomes das chapas e seus integrantes na ordem em que foram inscritas. Para conhecer melhor a trajetória de cada um, clique aqui.

Chapa Somar

Candidata a Reitora: Márcia Abrahão Moura
Candidato a Vice-Reitor: Enrique Huelva Unternbaumen

Chapa Unifica UnB – seja plural

Candidato a Reitor: Virgílio Caixeta Arraes
Candidata a Vice-Reitora: Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa

Chapa UnB pode muito mais

Candidato a Reitor: Jaime Martins de Santana
Candidato a Vice-Reitor: Gilberto Lacerda dos Santos

Chapa Tempo de florescer UnB

Candidata a Reitora: Maria Fátima de Sousa
Candidata a Vice-Reitora: Elmira Luzia Melo Soares Simeão