
Para viajar nos ônibus do BRT é necessário portar o cartão magnético do transporte público. O cartão permite a integração a outros tipos de transporte, seja o metrô ou ônibus convencionais. Esse é o maior problema para os moradores do Park Way, pois são raras as linhas internas de ônibus e as existentes tem poucas frequências. Por exemplo, a linha que atende Park Shopping – SMPW Qd 28 possui apenas quatro frequências: duas pela manhã e duas à tarde.
Por Chico Sant’Anna
Os trabalhadores e moradores do Park Way, que se valem do transporte coletivo via BRT-Sul, contarão, a partir de 19/4, com novas opções de horários de frequência. Na verdade, a ampliação no número de viagens de ônibus foi feita para atender à demanda dos moradores do Gama e de Santa Maria, mas as novas linhas, por margearem o Park Way ao circular pela EPIA, beneficiarão também esse bairro, tão desprovido de transporte público.
As linhas do BRT são tecnicamente denominadas troncais, pois atuam sobre um eixo de circulação. Nesse caso, para quem mora no Park Way ela é de utilidade para se deslocar de e para o Plano Piloto ou de e para as cidades de Gama e Santa Maria. Nessas localidades, é necessário fazer a integração com outros serviços de transporte. O Cartão eletrônico permite essa integração sem cobrar uma passagem extra.
Os novos horários serão aplicados em linhas normais (paradora) e nas expressas, que só param pra pegar e deixar passageiros nas estações terminais: rodoviária do Plano Piloto, terminais do Gama e Santa Maria e estação Floricultura, frente à quadra 6 do Park Way.
As alterações, nas linhas de Santa Maria, acontecem na linha expressa 2301 – TR 25 Santa Maria/Rodoviária do Plano Piloto, que ganhará dez viagens diárias; e na 2302 – TR 26 Terminal de Interação de Santa Maria/Rodoviária do Plano Piloto, via Eixo Leste, no sentido Plano Piloto, e Eixo Oeste, na volta, que receberá 5 novos horários por dia.
Referente ao Gama, a linha expressa 2201 – TR 20 Terminal de Integração do Gama/Rodoviária do Plano Piloto – receberá mais 4 viagens diárias. Desta forma, somente na Estação Floricultura os moradores do Park Way poderão se beneficiar delas. Há ainda, mais 6 partidas por dia, por meio da linha Paradora 2202 – TR 21 Terminal de Integração do Gama/Rodoviária do Plano Piloto, via Eixo Leste/Oeste. No Park Way, esses ônibus poderão ser utilizados a partir de qualquer uma das cinco estações existentes na Epia Sul, bem como nas Estações do Caub e do Balão do Periquito.
A partir do dia 19 de abril, clicando aqui, os passageiros poderão conferir os horários das novas viagens.
Integração
Para viajar nos ônibus do BRT é necessário portar o cartão magnético do transporte público. O cartão permite a integração a outros tipos de transporte, seja o metrô ou ônibus convencionais. Esse é o maior problema para os moradores do Park Way, pois são raras as linhas internas de ônibus e as poucas existentes tem poucas frequências. Por exemplo, a linha que atende Park Shopping – SMPW Qd 28 possui apenas quatro frequências: duas pela manhã e duas à tarde.
Essa integração também poderia se dar por meio de bicicletas públicas, mas o Park Way até hoje não foi beneficiado com esse modal. Uma nova licitação foi realizada pelo GDF para reintroduzir o serviço de bicicletas de aluguel, elas entrarão em funcionamento em meados de Junho, mas a proposta aprovada pelo governo para implementar o sistema atende apenas quatro pontos do Distrito Federal: Asa Norte, Asa Sul, UnB e Sudoeste.
O cartão magnético do transporte público pode ser obtido na Rodoviária do Plano Piloto, nos terminais e na Galeria dos Estados. As recargas podem ser feitas também nos postos do BRB.