A Corregedoria-Geral da PCDF informa que irá oficiar à referida deputada para que informe eventuais casos de irregularidades que tenha conhecimento para que sejam devidamente apurados. Até porque como autoridade pública é seu dever fazê-lo” – diz nota da Polícia Civil.

Por Chico Sant’Anna

Está cada vez mais delicada a situação da deputada Julia Lucy (Novo), depois que circulou nas redes sociais um vídeo onde a distrital incita populares a agredir servidores públicos, se entenderem que estão diante de um pedido de propina e que levanta suspeição quanto à idoneidade das autoridades encarregadas em fiscalizar crimes de corrupção e de improbidade administrativa. Além de uma representação por quebra de decoro, Julia Lucy vai ser interpelada pela Policia Civil do Distrito Federal pelo fato de ela ter dito no vídeo que “podem até passar o pano pra ele na polícia, se ele tiver esquema, se ele tiver contato político.” Segundo o dicionário informal on-line da língua portuguesa, “passar pano”é uma giria de adolescentes que significa “se esquivar; sair fora; livrar a cara de alguém de alguma acusação, fato ou confusão” ou ainda, a “variação do varrer para debaixo do tapete, acobertar, omitir algo negativo sobre alguém”.

Para mais detalhes sobre esse vídeo e ter acesso ao vídeo, clique aqui.

No mesmo vídeo, a parlamentar afirma ter informações de que a agressão sofrida pelo chefe de gabinete da administração do Gama, Cleider Paiva, conhecido na cidade por “Pudim”, “tem a ver com cobrança de propina”. Em decorrência disso, Cleider Paiva ingressou com uma representação contra ela por quebra de decoro parlamentar. O processo vai ser analisado, inicialmente, pela mesa diretora da CLDF e se receber sinal verde será submetido à corregedoria da Casa, comandada pelo distrital Hermeto, e só então poderá ser submetida à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

Advogados, representantes de entidades responsáveis pela apuração de mal feitos consideraram a fala da parlamentar como incitação à violência, a tomar a justiça pelas próprias mãos, o que não é condizente com um estado democrático. Seria voltar à barbarie.

Vídeo

No vídeo que circula nas redes sociais, a deputada distrital Julia Lucy (Novo) no lugar de recomendar, a quem lhe assiste, denunciar às autoridades competentes quem cobra propina, ela incentiva populares a espancar servidores públicos pegos nessa condição. Posteriormente, a esse blog, ela afirma ter usado sentido metafórico e que termos como “descer o cacete”, “meter-o-pau” “baixar a porrada” representa “denunciar, gritar aos quatro cantos e não ser conivente nem participar do ato que gera malversação do dinheiro público e todas as consequências da corrupção que é o câncer do Brasil e do mundo […] e têm um sentido conotativo, figurado e metafórico”

Ainda na gravação, a parlamentar levanta suspeição sobre as autoridades e organismos responsáveis pela apuração de supostos casos de desvio de conduta do servidor público. Por isso deverá ser interpelada pela Corregedoria da Polícia Civil do DF, conforme nota pública, distribuída à imprensa.

“A Polícia Civil do DF esclarece que é uma instituição de Estado e, como tal, preza pela ética, profissionalismo e integridade dos seus atos e de seus servidores. A Corregedoria-Geral da PCDF informa que irá oficiar à referida deputada para que informe eventuais casos de irregularidades que tenha conhecimento para que sejam devidamente apurados. Até porque como autoridade pública é seu dever fazê-lo. A Polícia Civil do DF, por fim, reitera o seu compromisso com a ética, a legalidade e a transparência, valores esses que pautam nossas atividades e consolidam a nossa credibilidade como organização policial de referência” – diz o documento.