
População do DF equivale a 1,5% da população do Brasil.
Se ampliarmos esse quadradinho para a Região de Interesse de Desenvolvimento Econômico do DF –Ride, a população que depende de Brasília seja pra morar, trabalhar, estudar ou mesmos de outros serviços como Saúde e Comércio, pula para 4.758.469.
Por Chico Sant’Anna
Além de você que está lendo esse blog, Brasília possui 3.094.324 pessoas. Essa a quantidade de moradores que o IBGE estima que moravam no quadradinho do Distrito Federal, em 1º de julho de 2021. Brasília se mantém como a terceira maior cidade do Brasil, atrás de Rio de Janeiro e São Paulo e à frente de Belo Horizonte e Salvador. Os dados não são exatos, pois o governo Bolsonaro não alocou recursos para a realização do censo, que originalmente deveria ter sido realizado em 2020, foi adiado para 2021 e, agora, se espera que aconteça no ano que vem. Se o olhar sobre Brasília, mudar, passar de cidade para Unidade da Federação, o Distrito Federal se coloca na 20ª posição de mais populoso dentre as UFs.
Se ampliarmos esse quadradinho para a Região de Interesse de Desenvolvimento Econômico do DF –Ride, a população que depende de Brasília seja pra morar, trabalhar, estudar ou mesmos de outros serviços como Saúde e Comércio, pula para 4.758.469.
A Ride do DF compreende 33 municípios goianos e mineiros. Ela já é a quarta maior Ride do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Quase metade da população brasileira mora nas imediações das 28 maiores cidades do Brasil. É uma fatia de 47,7% da população do Brasil.
O perfil da população candanga ainda não foi destrinchado nessa estimativa divulgada pelo IBGE. Outra pesquisa, contudo, recém divulgada, aponta que para 2019 – há dois anos – 5,2% da população do DF, com 2 anos ou mais de idade – um total de 154 mil pessoas – eram portadores de algum tipo deficiência. O percentual é o menor percentual dentre os Estados brasileiros e está abaixo da média brasileira, de 8,4%.
A população total brasileira foi estimada em dezembro de 2020 em 213,3 milhões de habitantes, distribuídos pelos 5.570 municípios que compõem as 27 Unidades da Federação. No distrito Federal, moram 1,5% dessa população nacional.
Dados mais minuciosos, como o perfil etário, de genro, de renda, onde e como moram, sobre os brasileiros e os brasilienses só poderão ser conhecidos com mais precisão a partir do Censo de 2022. É bom lembrar, que esses dados refletem no volume de recursos que cada cidade ou estado deve receber da União, do Sus e, até mesmo, a quantidade de deputados que uma Unidade da Federação pode ter no Congresso Nacional.