Linhas partirão do Gama e Santa Maria rumo a novas localidades no Plano Piloto. Foto de Andre Borges/Agência Brasília

Os ônibus das quatro novas linhas vão circular pela via central, exclusiva do BRT, o que exige dos passageiros que usem uma das cinco estações existentes na Epia, ao longo do Park Way (Catetinho, nas proximidades da quadra 27; Granja do Ipê, Casa de Niemeyer e Vargem Bonita, ao longo da quadra 26, e Floricultura, próximo à quadra 6).

Por Chico Sant’Anna

Moradores e trabalhadores do Park Way terão, a partir de setembro, uma nova opção de transporte direto ligando o bairro ao Sudoeste, passando pelo Cruzeiro e para os setores de Indústria e Abastecimento (SIA) e de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan), e vice-versa. A partir do dia 4/9, eles poderão usufruir das quatro novas linhas do BRT-Sul que terão como origem ou destino final no sentido inverso, as cidades do Gama e Santa Maria. Com isso, as linhas atuais que atendem esses destinos com veículos básicos, circulando pelas vias com trânsito compartilhado, terão a operação suspensa.

Os ônibus das novas linhas vão circular pela via central, exclusiva do BRT, o que exige dos passageiros que usem uma das cinco estações existentes na Epia, ao longo do Park Way (Catetinho, nas proximidades da quadra 27; Granja do Ipê, Casa de Niemeyer e Vargem Bonita, ao longo da quadra 26, e Floricultura, próximo à quadra 6). As quatro linhas transitarão pela EPIA, passando pela Candangolândia e Estação Shopping do metrô indo até o SIA/SAAN/Cruzeiro.

Cartão

É necessário também que os passageiros portem o cartão integração, pois não há cobradores no interior dos ônibus. Cada viagem terá a tarifa de R$ 5,50. Com o cartão, a integração com outras linhas circulares não implicará em novos custos.

O cartão pode ser obtido ou recarregado em qualquer estação do Metrô, na Rodoviária do Plano Piloto, nos terminais do Gama, de Santa Maria e no da Floricultura, no Park Way. No Gama e no Park Way, as bilheterias funcionam de segunda a sexta, das 5h às 22h. Já em Santa Maria, o atendimento acontece todos os dias da semana, no mesmo horário das demais.

A tarifa permite a integração com qualquer linha do STPC-DF e com o metrô também. A regra da integração é sempre a mesma. O passageiro pode, por exemplo, descer no ponto do shopping e fazer integração com o metrô. Ou descer em qualquer ponto e fazer integração com outro ônibus. A regra da integração permite até 3 embarques em qualquer modal, em sentido contínuo, no prazo de até três horas, com a tarifa máxima atual de R$5,50. Só não é permitido fazer viagem de retorno.

Novas linhas

A nova linha paradora 2210 sairá do terminal do BRT do Gama com destino ao Cruzeiro, passando também pelo SIA e SAAN. Ela vai funcionar nos dias úteis, nos horários de pico, com 10 viagens por dia. O ponto final da 2210 será no SAA, Quadra 1.

A linha 2309 sairá do terminal do BRT de Santa Maria, com destino ao Cruzeiro e Sudoeste, passando pelo SIA, com 24 freqüências nos dias úteis e quinze, aos sábados.

No Sudoeste, a linha 2309 vai passar pela 1a Avenida, terminando a viagem perto do Eixo Monumental (próximo à sede do INEP).

A linha 2310, também proveniente de Santa Maria, terá como destino o SIA e SAAN, com 14 saídas de segunda a sexta e outras cinco aos sábados.

A linha 2211 vai sair da Estação Floricultura, no Park Way, nos horários de entrepico, onde passageiros provenientes de localidades anteriores poderão realizar a integração para o SIA, Cruzeiro e Sudoeste. Serão 21 viagens de segunda a sexta e 14 aos sábados.

Linhas que desaparecem

Por conta dessas alterações, as linhas 203.3, 203.6, 203.7, provenientes do Gama, e 0.256, 0.276, 256.1 e 256.2, de Santa Maria, vão ser desativadas Quem usava essas linhas, obrigatoriamente terão que usar as novas do BRT-Sul.

Setor Militar Urbano

Essa nova operação também vai trazer mudança para os passageiros que precisam ir até o Setor Militar Urbano (SMU). Também a partir deste sábado (4), esses usuários devem utilizar as linhas do BRT até a Rodoviária do Plano Piloto, a fim de realizar a integração com as linhas 0.143, 143.2 e 108.5 para complementar seus deslocamentos, em função da desativação das linhas 203.7 e 256.2.