“As publicações da sua conta foram removidas recentemente por irem contra nossas diretrizes da comunidade, portanto, o compartilhamento de vídeo ao vivo foi temporariamente bloqueado” – comunicou a plataforma a parlamentar bolsonarista.

Por Chico Sant’Anna

A rede social Instagram decidiu colocar a deputada federal Bia Kicis (PSL) de castigo. Ela teve suspensa temporariamente a sua capacidade de divulgar vídeos ao vivo, de fazer lives por aquela ferramenta. Ao portal G.1, a plataforma informou que Kicis teria cometido repetidas violações às diretrizes da comunidade. Como se fosse meritório tomar a reprimenda pelo Instagram, a própria deputada publicou a notícia em seu perfil por meio da imagem do aviso gerado pelo Instagram.

Kicis é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e uma das principais aliadas do presidente Jair Bolsonaro dentro do Congresso. Nas próximas eleições é uma das cotadas a disputar uma vaga ao Senado. Na publicação, a mensagem: “As publicações da sua conta foram removidas recentemente por irem contra nossas diretrizes da comunidade, portanto, o compartilhamento de vídeo ao vivo foi temporariamente bloqueado”. Kicis reclamou de estar sendo alvo de “censura” após ser impedida de fazer uma transmissão ao vivo pelo Instagram. Em um, o Instagram informou que a função está “temporariamente bloqueada”.

Leia também:

Além da reprimenda, os Instagram informou que “as publicações da sua conta foram removidas recentemente por irem contra nossas Diretrizes da Comunidade, portanto, o compartilhamento de vídeo ao vivo foi temporariamente bloqueado”.

Desde o início de seu mandato, a deputada bolsonarista pelo Distrito Federal é alvo de processos judiciais por suspeita de divulgar fake News. A parlamentar também é investigada na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das Fake News, juntamente com os deputados federais Carla Zambelli (PSL-SP) e Eduardo Bolsnaro (PSL-SP).

Em janeiro, após vazar dados de médicos que compareceram à audiência pública sobre a vacinação de crianças contra a Covid, Bia virou alvo de novos pedidos de investigação, incluindo do PSOL e da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria, que acionaram o MPF (Ministério Público Federal) por ter divulgado dados pessoais de especialistas favoráveis à imunização infantil. Também o PT pediu para o Conselho de Ética da Câmara analisar essa conduta da deputada.

A parlamentar tem conseguido movimentar sua conta no Instagram com postagens de foto e texto e de alguns stories. Em sua conta no Instagram, segundo o G.1, a deputada faz postagens frequentes, levantando suspeitas contra as vacinas para combate à Covid, apesar de a ciência e as autoridades sanitárias já terem atestado a segurança dos imunizantes e provado o papel deles para a superação da pandemia. Kicis também usa a rede para defender o governo Bolsonaro e atacar seus opositores, além de fazer balanços sobre seu mandato.