Transmissões ao vivo pela internet asseguram a folia candanga e mantêm acesa a energia nos barracões das escolas de Brasília.

Por Chico Sant’Anna:

Vai ter Carnaval em Brasília e com Escola de Samba e tudo, mas adaptado aos tempos de ômicron, que não rima com folia. Respeitando o momento epidemiológico da pandemia, o Carnaval candango se reinventa, assim como os demais eventos culturais, tiveram que se reinventar. Baseando-se nesta realidade, a União das Escolas de Samba de Brasília (Uniesbe), com apoio da secretaria de Cultura do DF, desenvolveu uma política de fomento e fortalecimento das Escolas de Samba de Brasília. A iniciativa é pra não deixar ninguém parado.

Além de trazer alegria, a proposta é fomentar o resgate das escolas de samba do DF, para um possível carnaval em 2023. O projeto “Brasília tem Cultura Carnavalesca” levará entretenimento, mostrando a importância do Carnaval, além de erguer às Escolas de Samba – sem desampará-las -, e não deixar os barracões fechados – onde tivemos diversas perdas de materiais e de componentes.

Os organizadores acreditam que a forma segura de propor o carnaval é através de lives, respeitando o decreto nº 42.730 do Governo local e todos os protocolos de segurança, para que poder transmitir com muita segurança, o tão aguardado “carnaval”, preservando assim o público que poderá se divertir na segurança de seus lares.  

A Unidos do Varjão também esquestou seus tamborins

Programação

Vão acontecer mais de 150 apresentações artísticas, distribuídas em 56 lives, onde acontecerão atividades e apresentações focadas na comunidade e no resgate da cultura carnavalesca, distribuídas entre janeiro e maio.

A programação foi pensada para deficientes visuais e surdos, também. Ela conta com suporte para cegos e todos os eventos terão intérprete de libras A programação completa está no site da Uniesbe. Para acessar as lives passadas, clique aqui

No dia 11/2, a Aruc, Agremiação: Unidos do Cruzeiro, transmitiu a semifinal do Concurso Samba-Enredo Aruc 2022. Quem perdeu ainda pode assistir no youtube, basta clicar aqui. – Semifinal

Confira abaixo o restante da programação para sábado e domingo

  • 12/2/2022 – Agremiação: Acadêmicos do Riacho Fundo II
    Live – Apresentação da Nossa Capoeira e do Contramestre Bodão
    Horário: a partir das 15h – Acesso: https://youtu.be/-0_nRDLl57U
  • 12/2/2022 – Agremiação: Coruja Serrana de Sobradinho II
    Live – Apresentação do Samba-Enredo 2023
    Horário: a partir das 19h – Acesso: https://youtu.be/Uh0PMrpqbaM
  • 13/2/2022 – Agremiação: Águia Imperial de Ceilândia
    Live- Apresentação do Tema Enredo para o Carnaval 2023
    Horário: a partir das 15h – Acesso: https://youtu.be/VtQjFl_OxX8
  • 13/2/2022 – Agremiação: Mocidade do Gama
    Live- Lançamento do Samba-Enredo para o Carnaval 2023
    Horário: a partir das 19h – Acesso: https://youtu.be/sH5k683Nk4g