Fim de mistério. A deputada distrital Julia Lucy, que havia deixado o Novo pelo fato da agremiação ter-lhe recusado legenda para concorrer a reeleição, já tem partido pra chamar de seu. Ela decidiu ingressar no União Brasil, que acaba de receber a filiação do senador Reguffe. Lucy vai tentar se eleger deputada federal.

A ida de Lucy para o UniãoBR vai fazê-la se aproximar novamente a integrantes do Novo. O jornalista e advogado Paulo Roque (Novo) tem planos de se lançar ao senado sob as bênçãos de Reguffe, numa coligação ou federação que reúna os dois partidos.

A deputada havia sido penalizada pelo Novo por supostamente ter desrespeitado normas partidárias referentes à transparência das emendas orçamentárias, contratação de assessores acima do limite interno e falta de transparência no mandato. Ela negou tudo e acusou simpatizantes do então presidente nacional do Novo, João Amoedo, de perseguição.

Para Júlia, a escolha do União vai colaborar com um projeto de construção de uma identidade ideológica partidária diferenciada. Resta saber se nesse final de mandato ela irá adotar uma postura de oposição ao governador Ibaneis Rocha.

“Por ser muito recente, o União irá nos permitir manter a continuidade do nosso trabalho com liberdade, independência e coerência, princípios que me levaram a entrar na política. É um partido recente que no Distrito Federal carece de cadeiras e quadros. Entendemos que a estrutura é apropriada para desenvolvermos o melhor projeto político para o Distrito Federal. Entro no União aliada ao senador Reguffe. Vamos caminhar juntos em prol de Brasília”, afirmou Júlia Lucy, que já posou ao lado de Reguffe.

Lucy teve um mandato polêmico na Câmara Distrital. Sob a bandeira de apoiar o setor produtivo, foi contra o isolamento social, uso obrigatório de máscaras e defendeu a abertura das escolas, e até pela flexibilização do porte de armas.

União Brasil
O União Brasil, resultado da fusão do Democratas com o PSL, é um dos maiores partidos do Brasil na atualidade. Em fevereiro de 2022, o partido já possuía 1.085.135 filiados, em todo o Brasil, sendo o sexto maior do país. Aqui no DF seu tamanho é mais tímido, a maioria dos filiados são do Democrata, comandado até pouco tempo pelo ex deputado Alberto Fraga.