Propaganda partidária do PSD-DF, presidido por Paulo Octávio, atribui erroneamente a Juscelino Kubistchek a fundação do Partido Social Democrata. Historiadores apontam que o PSD foi fundado por políticos getulistas para dar suporte à candidatura de Eurico Gaspar Dutra.

Por Chico Sant’Anna

Nos programas partidário do PSD-DF, veiculados nos últimos dias, o presidente do partido, empresário Paulo Otávio, e seu filho, André, bisneto de Juscelino Kubitschek, buscam fortalecer os vínculos como ex-presidente. Técnica de marketing estratégica, haja vista a popularidade de JK na cidade. Além de trazer cenas no Memorial JK, nas gravações, os dois afirmam que o PSD foi fundado por Kubitschek. Erro histórico ou estratégia arriscada de marketing? Na verdade, regisitram historiadores, foi o general, posteriormente, presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, seu expoente fundador.

Como explica a historiadora Lúcia Hipólito, autora de PSD de Raposas e Reformistas, o partido foi criado em 1945, logo após a queda do Estado Novo, de Getúlio Vargas. Segundo ela, o partido foi estruturado por interventores anteriormente designados por Vargas, para comandar as províncias. Em dezembro de 1945, Dutra “com o sólido apoio de Getúlio Vargas e ainda de importantes setores do Exército”, se valeu do PSD para assegurar sua vitória na eleição presidencial de 1945, com cerca de 55% dos votos.

Em 1935, JK foi deputado constituinte, porém pelo PP. Exerceu o mandato até 1937, quando no Estado Novo, o Congresso foi fechado, voltando ele a exercer a medicina. Em 1946, retoma a política e se elege deputado federal, agora sim, pelo PSD. Nessa mesma época, Ulisses Guimarães se elegia constituinte do Estado de São Paulo. Em 1950, ano em que Getúlio Vargas volta ao poder, JK foi eleito governador de Minas Gerais.