Por Chico Sant’Anna

Ingratidão?

Psol e Rede formaram uma federação. O Psol cedeu parte do seu tempo de TV pra Rede, que não tinha tempo algum, para fazer campanha. Na propaganda eleitoral de rádio e tv dos candidatos da Rede-DF, não aparece nenhuma referência ao Psol, nem mesmo à candidata do Psol-Rede, Keka Bagno, ao GDF.

45 pegajoso

A ex-deputada Maria Abadia se notabilizou politicamente no PSDB, cujo número é 45 e as cores azul e amarelo. Abadia deu uma guinada mais à direita e está agora no bolsonarista União Brasil. Mas seu número de campanha lembra bem seus tempos de tucanato: 4 45 66. E o modelito: azul e amarelo, claro.

Comunidade acadêmico-eleitoral

A Universidade de Brasília congrega cerca de 60 mil eleitores, dentre docentes, técnicos administrativos e estudantes. Isso sem falar com os profissionais já aposentados e os estudantes já formados.

De toda essa imensidão de gente, uma única candidata à deputada federal: Professora Fátima Sousa, ex-diretora da Faculdade de Saúde. docente na UnB desde 2008. Não por menos, para a comunidade acadêmica ela adotou o lema 5050 a Federal da UnB. E justifica: “a universidade precisa de quem a defenda dos cortes orçamentários para o ensinom pesquisa e extensão.”

Solidário ou egoísta?

O partido Solidariedade no Distrito Federal deveria ser chamar egoísta ou egocêntrico. O que menos existe dentre seus membros é interesse comum. Falta verba para tocar a campanha da maioria dos candidatos que até denunciaram ao Ministério Público a não divisão do Fundo Eleitoral, inclusive a candidatas mulheres que têm direito a 30%.
Agora, por decisão do TRE-DF, o presidente do partido, ex-senador Hélio José, perdeu sua condição de candidato ao Senado. Pasmem, foi alvo de fogo amigo. Integrantes do próprio partido pediram a impugnação de sua candidatura.

Amiga da onça?

A deputada Flávia Arruda (PL) é a candidata oficial ao Senado da chapa que tem Ibaneis Rocha (MDB) e Celina Leão (PP) para o Buriti. O que mais se vê, contudo, são fotos de agendas eleitorais em que Celina aparece ao lado de Damaraes Alves, também candidata ao Senado, só que pelo Republicanos. É de se perguntar: Flávia tem Celina como amiga da Leoa – como ela gosta de se apresentar – ou da onça?