Por Chico Sant’Anna

Os moradores do Park Way já contam com uma nova linha de ônibus que interliga o bairro ao Núcleo Bandeirante e ao Guará, sem a necessidade de trocar de ônibus. Trata-se da linha 2304 do BRT-Sul, que sairá do Terminal de Santa Maria, passando pelo Núcleo Bandeirante e terminando no Guará I. Infelizmente, o itinerário não incluiu paradas em nenhuma das duas estações do metrô, existentes no Guará.

O trajeto é pela EPIA Sul, onde existem cinco estações do BRT no interior do Park Way. Até então, todas as linhas do BRT-Sul possuíam destinos localizados no Plano Piloto.

A partir da Estação Park Way (antiga floricultura) o ônibus tipo Padron, com ar-condicionado, seguirá pela EPIA em direção à Candangolândia, mas não chega a entrar na cidade. Logo na entrada, no Viaduto João Goulart, pega a EPNB até o trevo de entrada do Núcleo Bandeirante.

Ali atravessará, pela Avenida Central, todo o Núcleo, retornando à Epia pela 2ª Avenida, rumo ao Guará, se valendo da Via Bernardo Sayão, nas imediações do Setor de Indústria daquela cidade.

A entrada no Guará 2 dar-se-á pela Avenida do Contorno, na altura da QE 38. Na QE 19, a linha adentra o interior do Guará, pela Avenida Central, rumo ao Guará 1, até o Terminal Rodoviário do Guará.

Embora passe nas imediações das Estações Feira e Guará, o passageiro que desejar fazer a baldeação pro metrô terá que fazer uma boa caminhada.

O retorno ao Park Way e Santa Maria é pelas mesmas vias. Serão quatro frequências diárias, partindo de cada extremidade. Do Terminal de Santa Maria, os horários de partida serão: 05h50, 06h10, 06h40 e 7h20. Do Guará, as saídas serão às: 16h40, 17h05, 17h25 e 17h50. Por conta da nova operação, a linha 0.258 vai ser desativada.

Integração

Para utilizar a nova linha, é necessária a aquisição dos cartões Mobilidade, o que pode ser feito na Estação Park Way, ou em qualquer estação do metrô; uma vez que no sistema não é possível o pagamento com dinheiro. O valor da viagem, com direito à integração a outros destinos, inclusive às linhas internas do Park Way, é de R$ 5,50. Usuários do BRT-Sul devem ficar atentos ao número da linha para não aceder a ônibus com outro destino, uma vez que as estações do BRT-Sul são comuns a todas as linhas do sistema.