Por Chico Sant’Anna

Recém anunciada pelo Governo do Distrito Federal, a construção de uma via marginal à BR-40, no trecho que vai do Monumento Solários (Chifrudo) – logo após a divisa de Goiás com o DF – até o acesso à Estrada do Contorno, DF-001, nas imediações da Área Alfa da Marinha; preocupa moradores do Park Way. São apenas seis quilômetros – ao custo estimado de R$ 13,1 milhões. Ela facilitaria o trefego de quem vem do Entorno Sul e hoje se afunila no trevo do BRT-Sul, na entrada de Santa Maria. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF) estima que 100 mil veículos passem por aquele local, diariamente.

Cotidianamente, centenas de milhares de veículos se deslocam do Entorno Sul, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo 2. O ponto de convergência é o Trevo do Catetinho. Nos horários de pico, os mais apressados se valem das vias internas do Park Way, que não possuem estrutura para suportar tanto trânsito.

A marginal promete eliminar essa retenção, em Santa Maria, fazendo com que os carros circulem mais rapidamente. Tornaria mais ágil, também a ligação, principalmente de caminhões, do Polo JK à DF-001. O temor é que a retenção apenas se desloque para a EPIA-Sul, no trevo do Catetinho.

Vale ressaltar, que no sentido inverso, rumo ao Entorno, não haverá implantação de uma via marginal, fazendo com que o trânsito já dificil no fim do expediente, não seja aliviado.

Gargalo

Cotidianamente, centenas de milhares de veículos se deslocam do Entorno Sul, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo 2. O ponto de convergência é o Trevo do Catetinho. Nos horários de pico, os mais apressados se valem das vias internas do Park Way, que não possuem estrutura para suportar tanto trânsito. A confusão é tanta, que cresce dentre os moradores a proposta paliativa de simplesmente fechar as vias internas do bairro aos motoristas provenientes do Entorno, Gama e Santa Maria.

O trecho a ganhar uma via marginal é o assinalado em laranja. Licitação para as obras já foi lançada. Croqui/DER-DF.

Trilhos

Já se tornou evidente, contudo, que as ampliações de vias e criações de novas faixas não dão resultado. O volume de carros é imenso.

A Saída Sul de Brasília requer um sistema de transporte coletivo de massa, eficiente. Coisa que o BRT-Sul não propiciou.

A esperança agora é a anunciada retomada pelo Ministério dos Transportes em, finalmente, implantar o Trem Regional, ligando Luziânia ao Plano Piloto.

Doutora em Mobilidade Urbana, Adriana Modesto, afirma que o investimento em trens regionais de passageiros poderia reduzir o tempo de viagem dessa população, contribuir para a redução dos sinistros de trânsito e impactar na qualidade de vida dos moradores do Entorno.