Ampliação da BR-040, no sentido Brasília, preocupa moradores do Park Way que temem impacto do volume de carros sobre as vias internas do bairro. São 100 mil carros provenientes apenas do Entorno Sul que passam diariamente pela Epia Sul, sem contar aqueles de Santa Maria, Gama e Recanto das Emas.
Por Chico Sant’Anna
Recém anunciada pelo Governo do Distrito Federal, a construção de uma via marginal à BR-40, no trecho que vai do Monumento Solários (Chifrudo) – logo após a divisa de Goiás com o DF – até o acesso à Estrada do Contorno, DF-001, nas imediações da Área Alfa da Marinha; preocupa moradores do Park Way. São apenas seis quilômetros – ao custo estimado de R$ 13,1 milhões. Ela facilitaria o trefego de quem vem do Entorno Sul e hoje se afunila no trevo do BRT-Sul, na entrada de Santa Maria. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF) estima que 100 mil veículos passem por aquele local, diariamente.
A marginal promete eliminar essa retenção, em Santa Maria, fazendo com que os carros circulem mais rapidamente. Tornaria mais ágil, também a ligação, principalmente de caminhões, do Polo JK à DF-001. O temor é que a retenção apenas se desloque para a EPIA-Sul, no trevo do Catetinho.
Vale ressaltar, que no sentido inverso, rumo ao Entorno, não haverá implantação de uma via marginal, fazendo com que o trânsito já dificil no fim do expediente, não seja aliviado.
Gargalo
Cotidianamente, centenas de milhares de veículos se deslocam do Entorno Sul, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo 2. O ponto de convergência é o Trevo do Catetinho. Nos horários de pico, os mais apressados se valem das vias internas do Park Way, que não possuem estrutura para suportar tanto trânsito. A confusão é tanta, que cresce dentre os moradores a proposta paliativa de simplesmente fechar as vias internas do bairro aos motoristas provenientes do Entorno, Gama e Santa Maria.
Trilhos
Já se tornou evidente, contudo, que as ampliações de vias e criações de novas faixas não dão resultado. O volume de carros é imenso.
A Saída Sul de Brasília requer um sistema de transporte coletivo de massa, eficiente. Coisa que o BRT-Sul não propiciou.
A esperança agora é a anunciada retomada pelo Ministério dos Transportes em, finalmente, implantar o Trem Regional, ligando Luziânia ao Plano Piloto.
Doutora em Mobilidade Urbana, Adriana Modesto, afirma que o investimento em trens regionais de passageiros poderia reduzir o tempo de viagem dessa população, contribuir para a redução dos sinistros de trânsito e impactar na qualidade de vida dos moradores do Entorno.
Com certeza irá trazer impacto negativo para nós, moradores do Park Way. RA há muito esquecida pelas autoridades governamentais.
A retenção será no Catetinho. E o volume de carros se deslocará para as marginais.
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Que preguiça Brasília tem do Park Way. Tudo eles reclamam, querem manter intacta sua qualidade de vida no bairro nobre, é questão de tempo solicitarem um muro isolando o parkway da gentalha.
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park Way deixou de ser área nobre a anos…..
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Se o bairro que tem terrenos custando mais de um milhão e somente mansões construídas não for nobre, não sei o que seria… É cada uma
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Os governos do DF e GO deveria pensar em fazer um viaduto no balão do novo Gama…
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Sou Morador do Valparaíso do Goiás e tenho certeza que essa marginal vai ajudar a aliviar o trânsito sim, porém, seria muito melhor fazer uma terceira faixa da saída do Val até depois do viaduto após a PRF e fazer isso também do lado contrário, eliminar os acostamentos que tem do lado esquerdo, aumentar a velocidade pra 80 km/h e colocar Passarelas onde houverem paradas de ônibus até Luziânia, isso sim vai resolver o problema, não precisa ser Especialista pra saber disso, o problema é o descaso com o entorno. Isso não pode mais esperar!!!
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O governo tem que investir muito mais em ciclovia da preferência pelas as bicicletas 🚲 que não poluí e traz qualidade de vida para todos nós
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deixe-me adivinhar: vc é ciclista
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Essa proposta do trem para o Entorno é muito ruim. Via singela e traçado inadequado para a demanda.
BRT Sul pode sim atender essa demanda de forma muito melhor que o trem, mas precisa de uma reformulação, além de chegar a Valparaíso.
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Curioso, pois no Ceará, entre o Crato e Juazeiro, ela funcionou e em Terezina, da capital pro interior, tbém
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infelizmente o traçado é desfavorável, o trem daria voltas e mais voltas improdutivas e teria como ponto final uma baldeação na antiga ferroviaria. Prevejo muito tempo para se chegar aos destino final se for a parte central do plano piloto. Um metro de superfície seria o ideal seguindo o eixo do BRT com integrações ao longo do trecho, mas convenhamos é inviável. Entendo que o BRT ainda é mais viável. O que falta é vontade política para faze lo rodar mais redondinho, vamos ver o de Goiás como será
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Pelo contrario, ele serviria de metro para quem mora ou trabalha no Porto Seco, Area Alfa da Marinha, Núcleo Rural Córrego da Onça, Park Way, Nucleo Bandeirante, Metropolitana, Guará, Sia, Setor de Inflamáveis e Estrutural. Teria sempre gente subindo e descendo
Isso sem falar de Cidade Ocidental e Valparaiso. Com interligação de onibus atenderia Gama e Santa Maria.
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Exato. Não capta Santa Maria, Gama, Novo Gama e diversos bairros do lado de Valparaíso do lado oposto à ferrovia e à rodovia. Atendimento ao Núcleo Bandeirante e ao Guará é ineficiente, está fora do eixo de convergência.
Essas curvas acabam resultando em uma diferença de mais de 10 km em relação ao eixo da EPIA/BR-040, e isso implica em um sério aumento do tempo de viagem.
E os casos de Crato e principalmente de Teresina são exemplos do que não fazer em transporte ferroviário, aquilo ali é um improviso em grau de temeridade.
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O Eixo Epia já tem.o BRT
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ACONTEÇA O QUE ACONTECER VAMO FAZER LOGO
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A implantação de um transporte coletivo eficiente é sempre a solução ideal. A idéia do trem regional de Luziânia a Brasília é uma boa solução!!!
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O certo é tirar aqueles 2 postos de fiscalização que fica no viaduto da Santa Maria e alocar em outro lugar. Só aí já melhora o trânsito, criar uma terceira faixa e colocar passarelas, criar uma faixa exclusiva de ônibus até o Valparaíso e melhorar o transporte público do Goiás que é o pior do país. Levar 2 horas em um trajeto que não leva 50 min é um absurdo. É por isso que muita gente não usa o transporte do Goiás e prefere ir de carro pq os ônibus estão sempre lotados, demora passar nas paradas e um abandono total que nunca é resolvido.
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