Por Chico Sant’Anna

São extraordinárias as surpresas que morar em Brasília ainda nos proporciona.

Imediações da QL 6, do Lago Sul, hora de rush, ainda com movimento intenso de veículos, alguns moradores visualizaram na manhã dessa quarta-feira, 29/3, nas proximidades do sinal de trânsito próximo ao Centro Comercial Gilberto Salomão, nada mais, nada menos, do que um filhote de lontra atravessando a rua.
De pronto foi acionado o Pelotão Lacustre da Polícia Militar do Distrito Federal, cujas instalações ficam às margens do Lago, próximo à Ponte das Garças.

O animal correu para dentro dos jardins de uma residência, mas os policiais conseguiram controlá-lo e apreendê-lo numa área cercada.

A lontra é um  mamífero carnívoro e que existe em quase todo o mundo. O seu habitat natural é o rio, onde busca alimentos, como peixes, crustáceos, répteis. Se necessário, pode se alimentar também de aves e pequenos mamíferos.

O episódio demonstra como ainda é rica a fauna em torno do Lago Paranoá, reforçando a necessidade de uma política de preservação daquela área. O filhote foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama para avaliação e posterior soltura no seu habitat natural.

Veja aqui as peripécias da dona lontra

Vídeo com o momento da captura

 

Anúncios