
Data é comemorada em meio a temores de que o espaço onde a entidade funcina venha a ser tomado pela Administração Regional de Taguatinga para projetos diferentes. Há oito anos, a ATL foi tombada como patrimônio cultural do DF e reivindica a garantia da permanência em sua sede.
Por Maria Félix Fontele
Neste 9 de abril de 2021, a Academia Taguatinguense de Letras (ATL) comemora 35 anos de fundação e oito de tombamento como Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do DF, reconhecida pelo poder público – Governo do DF e Câmara Legislativa do DF. As festividades têm caráter reivindicatório, uma vez que a instituição sempre corre o risco de perder a sua sede, localizada, há 12 anos, no Espaço Cultural Teatro da Praça, de Taguatinga, diante de uma necessidade de ceder o local para projetos do Governo do Distrito Federal, mesmo sendo tombada.
O presidente da ATL, o escritor Gustavo Dourado, lembra que com o tombamento, assegurado pela Lei 5159 de 2013, regulamentada pelo decreto 35.549, de 18 de junho de 2014, a entidade ficou consolidada no Complexo Cultural EIT. “Foi uma grande conquista para a academia, única tombada no Centro-Oeste e uma das poucas no Brasil a ser reconhecida e a carregar importante título”, observa. Segundo ele, mesmo assim, a instituição tem sido alvo constante de ameaças de perder a sua sede.
Dourado destaca que os acadêmicos (titulares, honorários, colaboradores e correspondentes) receberam diversas Moções de Louvor da Câmara Legislativa do DF e de outras instituições pelo trabalho em prol da cultura. Em 2017, a ATL lançou a sua primeira antologia, com a participação de mais de cem escritores do DF, e distribuição gratuita em cerca de 200 escolas da rede pública. Além disso, participou de quatro Bienais Brasil do Livro e da Leitura, de cinco Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia, de oito Feiras do Livro do DF, incluindo a Feira Literária do Distrito Federal (Fli/DF), entre outros eventos.
Mensagem ao governador
A deputada distrital Jaqueline Silva enviou, no início de abril, mensagem ao governador Ibaneis Rocha solicitando que ele “dê atenção especial à academia e garanta aos acadêmicos o espaço que é necessário para que continuem exercendo essa importante e rica contribuição para o crescimento literário do DF”. Jaqueline justificou que “é graças a sua representação que escritores, professores, leitores e pesquisadores participam de feiras de livros e leitura, bienais e fóruns em todo o país”. A deputada lembrou ainda ao governador que “a ATL já foi reconhecida pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, a qual adquiriu mais de 300 livros e folhetos de cordel de seus autores”.
No último dia 5, o administrador de Taguatinga, Renato Andrade, afirmou, em reunião com os diretores da ATL Admilson Queiroz e José Maria da Silva Mourão, representando o presidente da entidade, Gustavo Dourado, que a ATL será mantida no espaço onde se encontra por força da lei e do decreto de tombamento. Segundo ele, a instituição será, posteriormente, incluída nos projetos culturais propostos pela Administração Regional.
Manifestação dos acadêmicos
A escritora e professora Hilda Mendonça, fundadora da ATL, afirma que a instituição “é fruto do esforço diuturno de pessoas que amaram e amam a cidade, sua gente e quer que Taguatinga se orgulhe de sua cultura, das letras taguatinguenses e, por isso, sua sede precisa ser mantida”.
“Neste momento, junto-me às vozes que clamam pela permanência da ATL em sua sede, no Centro Cultural de Taguatinga, proporcionando que a instituição mantenha o exercício de suas atividades socioculturais junto à comunidade”, observa o escritor e poeta Ildefonso de Sambaíba, membro-titular da ATL.
Os acadêmicos José Aureliano dos Reis e Pedro Gomes da Silva também se manifestaram. Aureliano comenta: “A ATL não pode ser despejada de sua sede pelo poder público seja a que pretexto for”. E Pedro Gomes disse esperar “que os governantes respeitem as normas legais e mantenham a ATL no espaço que ocupa há 12 anos”.
Depoimentos dos amigos e parceiros da ATL
O presidente da Academia Candanga de Letras, o escritor e poeta Affonso Gomes, declara: “É inadmissível que uma conquista tão aplaudida pela classe literária do Distrito Federal seja simplesmente dizimada por pessoas que não têm compromisso com a cultura de Brasília; a Academia Taguatinguense de Letras ATL é um patrimônio cultural do DF e deve ser respeitada pelas autoridades e mantida na sua sede atual”.
O coordenador de produção da Feira do Livro de Brasília, Luciano Monteiro, afirma: “A Academia Taguatinguense de Letras sempre teve um papel de grande relevância não só no meio literário da cidade de Taguatinga, mas também em todo o universo da educação e da cultura do Distrito Federal. Fica ATL”.
O presidente da Academia de Letras do Brasil e do Conselho Nacional das Academias de Letras do Brasil, escritor e professor Mário Carabajal, em mensagem à ATL, lembra que “a cidade de Taguatinga é referência para o Brasil na arte das letras, encontrando-se a Academia Taguatinguense de Letras como centro difusor da literatura emanada pelo Distrito Federal e pelo Estado de Goiás”.
O professor, escritor e analista judiciário Elias Antunes, morador de Taguatinga, ao defender a manutenção do espaço da ATL ressalta que a entidade “é uma das mais atuantes de forma efetiva e transformadora, seja no fomento da cultura, da literatura e das artes, seja no embasamento para que surjam novos talentos”.
O jornalista e poeta Nonato Freitas salienta que desmontar a ATL significa “trucidar sonhos não só de artistas das letras e de outros segmentos culturais do DF, mas também de toda a sua população”.
A cineasta, poeta e artista Maria Maia manifesta-se: “Viva a ATL, deixem no lugar esse templo da palavra”.
“É lamentável que uma instituição como a Academia Taguatinguense de Letras, que tão bem representa as manifestações culturais e a história de Taguatinga, esteja na iminência de perder o seu espaço-sede”, comentou o poeta e escritor Herbert Lago Castelo Branco.
O professor Marco Aurélio Silva, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, conclui: “A Academia Taguatinguense de Letras precisa do apoio governamental, especialmente da Secretaria de Educação e de Cultura, e não do desprezo e ameaças de perda de sua sede, tombada como patrimônio há anos”.
Boa noite a todos e todas! Quero aqui mais uma vez parabenizar o meu grande parceiro compositor e hulmide poeta’, Gustavo Dourado por mais um excelente trabalho, parabéns!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
A ATL é um marco para a cultura brasiliense. É um espaço literário necessário para a cidade, conquistado com luta e precisa ser valorizado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
A querida Academia Taguatinguense de Letras é um espaço que leva o nome de Taguatinga e merece o cuidado e um trabalho de fortalecimento da mesma para que os moradores da comunidade continuem tendo um espaço de representação cultural no campo da literatura.
CurtirCurtido por 1 pessoa
A Academia Taguatinguense de Letras contém um acervo de livros e pinturas sobre a História de Taguatinga, incluindo o hino da cidade com partitura e tudo, escrito em 1965 pelo Professor Chico Bento. Consegui, a duras penas, convencer uma ONG a apresentar esse hino tocado por uma banda e cantado por um coral do grupo Sakko Gakkai durante dois anos (2009-2011) antes do desfile militar e cívico sobre a Avenida Comercial Norte. Foi uma emoção muito grande. Também organizei desfiles de carros antigos para a alegria dos adolescentes e dos mais velhos ao som do rock and roll. Tudo em nome da Academia.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns pela matéria. A Academia Taguatinguense de Letras é a mais atuante do Distrito Federal e desempenha um trabalho essencial para a sociedade e a cultura no DF.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Unidos para mantermos este espaço da voz da Cultura com maestria e louvor de virtudes.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Urge que nossa ATL consiga permanecer no Complexo Teatro da Praça – Taguatinga – Centro – DF. Além dos Decretos do Executivo e Legislativo, a sociedade do DF legitima o Espaço e o valor de nossa Academia Taguatinguense de Letras ao bem da educação, arte e cultura.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pelo apoio, Chico Sant”Anna. Seu blog sempre informando e prestando bons serviços à população. A ATL agradece.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gratidão a todos e a todas pelos comentários.
Gratidão ao jornalista Chico Sant’Anna, sempre atencioso em divulgar as lutas e ações de nossa Academia Taguatinguense de Letras, e as boas causas de interesse da população do Distrito Federal.
Publico aqui alguns comentários recebidos:
Parabéns! Que vocês concretizem o objetivo de vocês!
Rosadélfia Miranda, Goiânia, Goiás.
Parabéns
Tarcísio Sobradinho
Parabéns Academia Taguatinguense de Letras!
Professora Salete Machado, UnB
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nos seus 35 anos de atuação a Academia Taguatinguense de Letras- ATL já se tornou um cartão postal de Brasília. Sempre presente em eventos culturais (Feira do Livro de Brasília, Bienal do Livro e da Leitura…) tem contribuido de modo singular para a cultura brasileira. ( Goári Poeta Gravador, 2021- Membro efetivo da ATL)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Achei a matéria tendenciosa. Quais ações a academia realmente faz? Tem anos que o espaço só fica fechado.
CurtirCurtir
Nunca fechamos, tem plantão todos os dias até na pandemia. O que está fechado é o Teatro da Praça e a Biblioteca em reforma. Melhor fazer uma visita para conhecer o espaço. Ficamos a sua disposição.
CurtirCurtir
É muito estranho quando alguém pergunta o que a academia realmente faz. Primeiramente, uma academia de letras serve para cultuar e preservar a língua, a literatura, a cultura, o conhecimento e a história de um povo, desde os tempos de Platão. O espaço da ATL serve, sobretudo, para abrigar suas duas grandes bibliotecas, com acervos de acadêmicos e de escritores do Distrito Federal. Estão lá abrigados mais de 7 mil livros! Além disso, a entidade edita um jornal, já em seu oitavo número o qual é muito bem lido e distribuído. Também lançou a sua primeira antologia, em 2017, com a participação de mais de cem escritores do DF, com distribuição gratuita em cerca de 200 escolas da rede pública do DF. Até hoje, escolas recebem essa antologia, bem como o jornal cultural. A ATL participou de quatro Bienais Brasil do Livro e da Leitura, de cinco Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia, de oito Feiras do Livro do DF, da Feira Literária do Distrito Federal, (Fli/DF), do Congresso Mundial da Água, Congresso Mundial dos Direito Humanos, entre outros eventos, sempre com muita participação nos debates. A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, durante esses eventos e exposições de obras, adquiriu mais de 300 livros de seus autores”. A academia realizou 13 Becos das Letras – saraus poéticos-musicais. Durante a pandemia, no ano passado, realizou um Beco das Letras virtual e tem feito lives pelo Instagram. Enfim, essa academia não pára. Nunca esteve fechada, a não ser durante o período da pandemia. É uma das mais atuantes do Distrito Federal. Vamos respeitar a cultura, a cidade, a literatura, os espaços culturais. Vamos respeitar a memória, a arte e o conhecimento.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Excelente, Escritora Maria Feliz!
Inconcebível a inquietação em relação à sede da Academia Taguatinguense de Letras, no Centro Cultural de Taguatinga. A entidade foi fundada há 35 anos e sobreviveu graças à dedicação e persistência dos escritores mantenedores. Novos tempos chegaram quando, em 2009, por merecimento foi-lhe cedido o atual Espaço. Em 2013, o bom trabalho junto à comunidade local e do Distrito Federal trouxe-lhe o reconhecimento como Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do Distrito Federal. Assim, repito, inconcebível qualquer ameaça ao espaço/sede da ATL, que lhe chegou por puro merecimento. Defenderei, como Escritor que ocupa a Cadeira nº 27.
CurtirCurtir
ALT
Saudações a todos.
ATL Academia Taguatinguense de Letras Patrimônio Cultural material e imortal. Com sua sede no Centro Cultural de Taguatinga. com processo informativo de extraordinária importância para Cultura, onde a sua localização e fundamental e essencial a todos. Apoiamos sem dúvidas a sua permanecia no mesmo local e considero aqui uma representação de desenvolvimento e motivação cultural junto à comunidade, com encontros acadêmicos, levando o saber as escolas e outros. há anos vem contribuído para literatura brasileira e conhecida no processo tecnológico universal levando ao mundo sua função fundamental ao destacar a paz o respeito a humanidade. Levantando a bandeira da amizade no cultivo de valores e princípios do bem. Sirvo-me da presente para solicitar a atenção do Exmo. Sr. Governador Ibanés Rocha e os Deputados, na atenção a nossas reivindicações a favor da permanência que é o melhor quadro para essa cidade.
Tânia Brito Melo
O7- 04-2021
CurtirCurtir