INPE denuncia: desmatamento na Amazônia quase quintuplicou em maio

“A savanização ocorrida na Amazônia foi feita pelos homens: madeireiros, pecuaristas e loteadores. Entre Marabá e Carajás a destruição do ecossistema regional é generalizada. “

Aziz Ab´Saber*, em 2007.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o desmatamento na Amazônia Legal aumentou quase cinco vezes em maio deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2012.

O Deter, sistema do Inpe que detecta o desmatamento na região em tempo real, por meio de imagens de satélite, registrou a perda de uma área de 464,96 km² de floresta em 2013, contra 98,8 km² no ano passado.

Mais uma vez, o estado do Mato Grosso aparece como o maior devastador da Amazônia Legal no período, sendo responsável pelo desmatamento de 276,9 km² (59,5%) de floresta. O Pará aparece em segundo lugar no ranking, com a perda de 134 km², seguido por Amazonas, Tocantins, Rondônia e Maranhão.

De acordo com o Inpe, devido a cobertura de nuvens, em maio foi possível visualizar 58% da área total da Amazônia Legal. Há cerca de dois meses, o Instituto divulgou boletim comemorando a queda de 40% no desmatamento da região, nos meses de março e abril de 2013.

*Falecido em 16 de março de 2012, Aziz Nacib Ab’Saber foi um geógrafo e professor universitário brasileiro. Considerado como referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e a impactos ambientais decorrentes das atividades humanas
Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Amazonia, Brasil, Fauna & Flora, Meio ambiente. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para INPE denuncia: desmatamento na Amazônia quase quintuplicou em maio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s