Por 

Para salvar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade para as gerações futuras, Brasília deveria ser incluída na Lista da UNESCO de Patrimônio Mundial em Perigo esse ano ainda, na visita do ICOMOS, o órgão fiscalizador da UNESCO. Pois, a inclusão nessa lista além de trazer uma vergonha internacional ao país e aos governantes que vilipendiam a cidade, os obrigará a cumprir as recomendações daquela Organização Internacional sob o risco de ter grandes perdas econômicas para o Turismo da Cidade. Recomendações essas, ignoradas desde a visita em 2001.

Brasília é a única cidade do Brasil a listar o Patrimônio Cultural da Humanidade que recebe pela segunda vez, a visita do órgão fiscalizador da UNESCO por motivo de denúncia de agressões ao patrimônio urbanístico tombado! E ainda assim, os governos que se sucederam não tomaram providências para reverter as agressões, muito pelo contrário!

Governo aqui no DF só vê Brasília como um monte de terra vazia que dá para ganhar muito dinheiro especulando com empreiteiras que muitas vezes financiam suas campanhas! Investir na preservação da cidade, investir em educação patrimonial é visto como um mau- negócio para seus interesses privados.

Nenhum governo do DF teve a consciência do valor do Titulo de Patrimônio Cultural da Humanidade para Brasília, não aproveitaram o título para desenvolver o turismo da cidade da forma adequada. Aliás, turismo não tem sido há muito tempo uma pasta importante para o GDF… A não ser para ganhar dinheiro com maracutaias como foi o caso da extinta BRASILIATUR.

O atual governo, que está se esbaldando com a Copa do Mundo e Olímpiadas, usa o título de Patrimônio Cultural da Humanidade levianamente. Pois, ao mesmo tempo que parecem “enaltecer o título”, na área urbanística agem contrariamente a ele. Querem desvirtuar a cidade com um  Plano de Preservação do Conjunto Urbanistico de Brasília (PPCUB) feito a toque de caixa, apressadamente, pelos funcionários do Secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDHAB) para no dia 17 de Março, na visita da UNESCO parecer que estão preocupadíssimos com a preservação da cidade.

Entretanto, são favoráveis e não desistiram de desfigurar Brasília com a construção da Quadra 901, ou com a quadra 500 do Setor Sudoeste, sem falar na “vista grossa” na fiscalização de outras agressões como puxadinhos , privatização da Orla do Lago Paranoá e a a invasão da área de Tutela de Tombamento da Vila Planalto por supostos “produtores rurais”, que criam grilos e fazem uma verdadeira grilagem na porta da casa da Dona Dilma! E só Deus sabe as verdadeiras pretensões dos políticos na formulação dessas Leis Urbanísticas “questionáveis” do DF!

A  Câmara Legislativa do DF tem muita responsabilidade sobre as agressões ao Patrimônio Cultural de Brasília, pois ela foi um balcão de negócios escusos para a aprovação de leis Urbanísticas questionáveis, como o PDOT, cuja aprovação foi a base de propinas aos distritais segundo constam nas denúncias da Operação Caixa de Pandora!

 E o que dizer da “educação Patrimonial”? Ahhhh, se eu fosse vocês aproveitava o ano de 2012 para aprender tudo o que puderem sobre Patrimônio Cultural e Tombamento! Pois, o Governo Agnelo lançou o “Ano do Patrimônio Cultural da Humanidade”! O engraçado é que se alguém percorre as faculdades públicas e particulares de Turismo e Arquitetura, em Brasília, se depara com a triste realidade: Não existem disciplinas específicas que tratem da questão urbanística e da conservação e preservação do patrimônio da Cidade! exceto a única disciplina de pós graduação ministrada pelo Professor Carpintéro, na UNB!  Isso porque faz pouco tempo que somos Patrimônio Cultural da Humanidade, apenas 25 anos! Não deu tempo de nenhum governo se preocupar em criar na cidade um grande projeto de educação patrimonial que envolvessem escolas e universidades e formasse especialistas na conservação e preservação e história de Brasília!

Eu torço , pelo bem de Brasília, pelo bem das gerações futuras, que Brasília entre na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo da UNESCO enquanto ainda existem formas de reverter as agressões cometidas com a participação e omissão dos governos corruptos que já se instalaram nessa cidade ao longo desses 25 anos! Pois, se isso acontece, o senhor Agnulo, terá que reverter a política urbanística dos governos passados na qual ele vem dando continuidade, a fim de não passar vexame na COPA depois de alardear o título da UNESCO!