Vândalos detonaram local que foi criado para a distribuição gratuita de frutas e hortigranjeiros, na quadra 14 do Park Way.

Apenas no segundo semestre de 2019, o Pomar Solidário criado em junho de 2019, movimentou mais de 200 kg de frutas. Frutas que beneficiaram moradores e trabalhadores da região e ajudaram a reduzir o desperdício de alimentos no bairro.

Por Chico Sant’Anna

Não são só imagens de animais que são alvo dos marginais. Outras iniciativas de convivência mais harmoniosa entre os humanos também foram vandalizadas. É o caso do Pomar Solidário, um abrigo de ônibus, na quadra 14, conjunto 5, em frente ao lote 2, que foi revitalizado e decorado para abrigar um projeto de trocas de frutas e hortigranjeiros produzidos nas casas do bairro. Ali, cada morador deixa o que colheu: chuchu, laranja, banana, batata…, o que for. E quem não tem, pega o que desejar. Tudo de graça.

A ideia nasceu de uma pesquisa acadêmica da universitária Giovanna Mundstock. Foi demonstrado que 84% dos moradores ouvidos não conseguem consumir sozinhos a produção de suas casas e que 55% deles relataram haver grande desperdício de frutas. Daí nasceu a proposta de se criar um ponto de compartilhamento de frutas e hortigranjeiros. Ganchos para pendurar sacolas foram fixados na parada que também conta com uma estante. Por conta própria e com a ajuda dos familiares, o abrigo de ônibus foi todo customizado.

Leia também:

Apenas no segundo semestre de 2019, o Pomar Solidário criado em junho de 2019, movimentou mais de 200 kg de frutas. Frutas que beneficiaram moradores e trabalhadores da região e ajudaram a reduzir o desperdídio de alimentos no bairro.

Como ninguém vigia, ou fiscaliza, pois a alma da proposta é a troca sem imputação de valores, algumas pessoas, que não conseguiram compreender a iniciativa, vandalizaram a parada, picharam e danificaram os equipamentos destinados a abrigar as doações. Quem mais perdeu foi a própria comunidade, em especial os usuários do transporte coletivo, que podiam esperara o ônibus enquanto saboreavam uma manga ou mesmo levar algumas verduras para casa.

Mas Giovana não se dá por vencida e pretende revitalizar novamente o Pomar Solidário e, para isso, conta com a ajuda daqueles que puderem contribuir com alguma quantia. Os depósitos deverão ser feitos na conta Banco do Brasil, agência 1230-0, conta corrente 107495-4. Ela pede o envio por email do comprovante para o endereço eletrônico é o pomarsolidário@gmail.com.

A solidariedade agradece.