Os moradores do Park Way estão em pé-de-guerra com um vizinho. Trata-se do recém nomeado secretário de Regularização de Condomínios, Wellington Luiz, que foi candidato a deputado, em 2010, pelo  PSC do Roriz , mas que depois migrou para o PPL e passou a integrar a “Turmada da Mudança de Agnelo”.

Segundo o jornal Correio Braziliense, o secretário é acusado de ser ele mesmo  um invasor de áreas públicas, pois seria proprietário de três lotes ilegais em condomínios do DF, além de morar em uma chácara sem escritura no Setor de Mansões do Park Way (SMPW).

A mansão do Park Way está localizada entre o Brasília Country Clube e uma estação de reservatório da Caesb. Embora no Park Way todos os lotes sejam retangulares, este, de tão irregular, é triangular.

No local,  (vide foto) além de uma grande residência, foram edificados campo de futebol gramado e com iluminação para partidas noturnas, psicina, além de outras instalações.  O lado externo do imóvel conta com uma cerca viva densa, que impede ver o interior da mansão. Palmeiras imperiais fazem o adorno em toda fachada principal.

Recentemente, a Associação dos Moradores do Park Way, que representa cerca de 25 mil moradores do bairro, realizou reunião onde a indignação dos vizinhos de Wellington Luiz se materializou. Um manifesto, em forma de carta aberta à sociedade de Brasília, chegou a ser redigido. Embora aprovado pelos presentes, o texto não foi publicizado, pois uma versão  mais diplomática deve ser elaborada para atender um segmento dos associados.

Na versão original, os moradores se dizem envergonhados com a administração Agnelo. “Do novo caminho prometido, ele até agora não conseguiu achar nem a trilha, e se perde cada vez mais em caminhos ainda piores que nada se diferencia dos demais políticos e oportunistas de plantão.” – diz o texto logo em sua abertura.

O novo secretário tem a missão de regularizar a situação de 600 mil pessoas do Distrito Federal, que moram em áreas invadidas, muitas delas de proteção ambiental, quase todas públicas. Segundo o CB, além da mansão do SMPW, Wellington é proprietário de loteamentos irregulares no condomínio de Mini Chácaras do Lago Sul, na Colônia Agrícola Vereda do Setor Habitacional Arniqueira.

Os moradores do bairro defensores da nota vêem em Wellington a figura da raposa cuidando do galinheiro e que ele já estaria, antes mesmo de assumir o cargo, eticamente impedido.

Em um texto firme e decidido, os moradores presentes na assembléia, afirmam que:

“O Governador Agnelo Queiroz parece muito à vontade em agregar à sua equipe, pessoas com pouco ou nenhuma qualificação ou com total desconhecimento de causa. Sua preocupação maior não é com a opinião e nem o bem estar da população do DF, mais sim, abrigar a base aliada e diga se passagem à mesma base que integrou a equipe dos ex-governadores Arruda e Roriz. É essa a cara nova que o Gov. Agnelo Queiroz tem nos mostrado sem disfarce ou maquiagem.”

Eles entendem que a ocupação de terras públicas promovida pelo novo Secretário na Quadra 27 do SMPW, caso não seja combatida e por fim revertida, poder ser uma sinalização a uma nova onda de invasões e neste caso não somente no Park Way, mas em todo Distrito Federal. “Essa nova secretária com a nomeação de um Secretario com esse histórico significa um retrocesso e risco de proporções irremediáveis” – diz o texto.

No último posicionamento público sobre o tema, Agnelo informou que pediria explicações ao secretário sobre as suas propriedades. Entretanto, isso aconteceu em 12/02/2012. Desde então, parece que a estratégia do GDF é ver se o povo esquece. Esta parece ser também a tática dos defensores da “versão diplomática” do manifesto dos  Moradores do Park Way, pois desde que foi pedido um prazo para reformular o texto, não mais se tocou no assunto.

Este blog recebeu a íntegra da manifestação proposta pelos moradores e a publiciza abaixo.

A Toda a Sociedade do Distrito Federal

É inacreditável que o governador, Agnelo Queiroz, a cada dia que passa nos envergonha e decepciona. Do novo caminho prometido ele até agora não conseguiu achar nem a trilha, e se perde cada vez mais em caminhos ainda piores que nada se diferencia dos demais políticos e oportunistas de plantão.

Ao que parece, sua memória entrou em amnésia e surpreende a cada nomeação ou criação de mais secretárias e cargos que nada ajudam no desenvolvimento nem nas soluções dos problemas crônicos do DF e as soluções dadas são apenas paliativos que não conseguem enfrentar a nossa realidade.  Além de contrariar seu discurso de campanha. O Governador Agnelo Queiroz parece muito à vontade em agregar à sua equipe, pessoas com pouco ou nenhuma qualificação ou com total desconhecimento de causa. Sua preocupação maior não é com a opinião e nem o bem estar da população do DF, mais sim, abrigar a base aliada e diga se passagem à mesma base que integrou a equipe dos ex-governadores Arruda e Roriz. É essa a cara nova que o Gov. Agnelo Queiroz tem nos mostrado sem disfarce ou maquiagem.

Nós, os moradores do Park Way, que há muito tempo estamos descontentes com a escolha e atuação da administração do Park Way, ficamos estarrecidos com as notícias veiculadas nos meios de comunicação que configuram que a nova “secretaria de legalização de condomínios” terá a frente um “Cidadão” que declara ser ocupante de área pública de preservação ambiental, na Quadra 27 do SMPW.

A ocupação da área pública em si já é um absurdo, mas as declarações deste “Cidadão” deixando a entender que assim como muitos outros cidadãos “é uma adquirente de BOA FÉ, portanto uma vitima”. Tais declarações tentam minimizar a gravidade da situação. Saibam que no caso da ocupação do Sr. Secretário, na Quadra 27 do Park Way, o caso bem diferente e bem distantes do que deveria ser a razão e o objetivo principal dessa Nova Secretária.

O deputado e atual Secretário é um péssimo exemplo e representa um retrocesso na intenção de um Distrito Federal legal e justo. Isso abre um precedente para mais um e nova forma de ilegalidade. A ocupação do novo Secretário na Quadra 27 do SMPW, caso não seja combatida e por fim revertida poder ser uma sinalização a uma nova onda de invasões e neste caso não somente no Park Way, mas em todo Distrito Federal. Essa nova secretária com a nomeação de um Secretario com esse histórico significa um retrocesso e risco de proporções irremediáveis.

Manifestamos nossa indignação por tamanho equívoco por parte do governo. Assim sendo pedimos a todas as autoridades em especial ao Ministério Publico e excelentíssimos deputados e a imprensa que ouçam os moradores do Park Way e se juntem a nós para evitar maiores danos à nossa região e ao distrito Federal.

Também conclamamos a todos que lutam para ver nossa cidade no rumo da decência, da legalidade com justiça social e transparência na questão da legalização fundiária do Distrito federal dando um basta aos grileiros e especuladores.