Café novo, saindo quentinho, aroma inconfundivel.
Mas o que fazer com aquela borra que fica no coador?

Existem algumas culturas que acreditam ser possível ler o futuro na borra de café que fica depositado no fundo da xicára.
Se a leitura é garantida, não sei, mas é possível contribuir para um futuro bem menos poluído. Por isso, nem pensar em deixar escorrer pelo ralo da pia a borra de café. Além de perigoso, pois facilita o entupimento, é um grande desperdício.

Jogar no lixeira, também não. Quando jogado no lixo, esse material se decompõe e libera metano, cujo efeito é 20 vezes mais potente do que o CO2 como gás do efeito estufa.
Existem destinos mais úteis para a borra do café e mesmo para o grão torrado ou o pó. Pesquisando na internet, é possívelo encontrar diversas dicas. Eu localizei 20 razões para não se descaratar fora a borra de café e também os grãos torrados.

As utilidades são muitas: vão do combate às formigas aos cuidados com a beleza. E todas ecologicamente corretas

cafe no péConfira:

Estética

1. Brilho aos cabelos. Quem não quer cabelos lindos e brilhantes? Pois o café é muito recomendado como um tratamento natural que traz mais brilho aos fios. É só aplicar a bebida (feita forte), depois de esfriar, nos cabelos secos e limpos. Deixe por cerca de 20 minutos e enxágue.

2. Redução da celulite. A maior parte dos cremes para celulite (inclusive os mais caros) possuem um ingrediente em comum: a cafeína, que ajuda a queimar as gorduras localizadas e amenizar o efeito dos furinhos no visual. Você pode fazer o seu próprio tratamento com café em casa: misture pó de café aquecido com óleo de coco e massageie a pele com movimentos circulares por alguns minutos antes enxaguar.

3. Esfoliação para a pele. Além de ajudar com a celulite, o café também deixa a pele macia e mais firme. Faça a mesma esfoliação, com o pó de café e o óleo de coco (ou azeite de oliva), para remover as células mortas.

4. Eliminação de odores nas mãos. Alho, salmão, coentro ¿ estes são alguns ingredientes que têm um aroma delicioso na cozinha, mas são desagradáveis quando ficam impregnados nas mãos. Livre-se deles esfregando alguns grãos de café nas mãos e depois enxágüe com água morna.

Dicas agrícolas

5. Adubação de hortas e jardins. Existe um motivo pelo qual os jardineiros adoram acrescentar café ao adubo. Os grãos são ricos em potássio, magnésio e cobre, liberam nitrogênio no solo quando começam a se decompor e ainda são ácidos, o que é excelente para a correção de alguns tipos de solo.

Mas não basta jogar o pó diretamente nas plantas. Uma das alternativas é misturar a borra com água – na proporção de 100 gramas para 1 litro – e só então aplicar a mistura à terra. Outra recomendação: misturar a borra de café a algum tipo de fertilizante ou a cascas de frutas, de ovos e de legumes (deixando fermentar por cerca de 60 dias antes de acrescentar à terra). Além de contribuir para um solo mais rico em nutrientes, o resto do café ainda pode combater pragas e eliminar bactérias nocivas.

6. Combate às formigas. Espalhe borra de café nos locais onde você vê formigas, em casa ou no jardim. Se quiser espantar um formigueiro inteiro, coloque a bebida fresca diretamente no formigueiro. Mas atenção: não pode fazer o café já adoçado. A borra de café feito com açúcar pode atrair ainda mais as formigas.

7. Fertilizante para plantas. Vegetais que precisam de acidez no solo vão agradecer se você colocar grãos de café no solo ao redor das raízes. Azaléias e dentes-de-leão, por exemplo, são alguns exemplos de plantas que florescem com mais freqüência quando tratadas com café. Você pode também aplicar a borra diretamente no vaso.

8. Cultivo de cogumelos caseiros. Café usado é um meio perfeito para plantar cogumelos de vários tipos. Você pode comprar mudas prontas para plantio e acomodá-las no meio das borras usadas.

9. Adubo orgânico. Embora pareça desagradável, a criação de minhocas ajuda e muito quem quer dar um fim orgânico aos restos de comida por meio da compostagem.  O primeiro passo é misturar a borra de café a restos de folhas, grama, galhos de plantas e cascas de frutas, vegetais e ovos, tudo triturado, coloque esta mescla espalhada em um recipiente aberto e deixe secar ao sol. Depois, o processo será mais demorado, 60 dias! Mas vai valer a pena! É hora de deixar esta mistura fermentar. Ao longo desses dias, remexa a mistura constantemente até que ela vire uma massa homogênea. Aí será hora de adubar as suas plantas com esta mistura natural e de custo zero!

Cuidados domésticos

10. Eliminação de odores na geladeira. Se a sua geladeira é um pesadelo, com sobras de comida e leite azedo, coloque um pote cheio de grãos de café frescos e deixe por alguns dias. Esse truque funciona para praticamente qualquer coisa ou ambiente; você pode, inclusive, carregar um saquinho com os grãos na bolsa para usar em emergências.

11. Limpeza diária. Por ser levemente abrasivo e ácido, o café pode ser usado para limpar superfícies como bancadas da cozinha e até a geladeira. Você pode utilizar para lavar galheteiros, vidros de azeite, para lavar e clarear pias brancas e o chão da cozinha. Basta misturá-lo com sabão de sua preferência e esfregar com a ajuda de uma bucha. Use um pouco da borra sozinho ou misture ao seu detergente de costume para potencializar a limpeza. Enxague e fica tudo limpinho.

12. Limpeza de lareira e fornos à lenha. Quer limpar a lareira sem causar uma tempestade de pó? Pois jogue grãos de café úmidos nas cinzas, espere cerca de 15 minutos e depois retire tudo com a ajuda de uma pá e uma lata de metal. As cinzas se agarram aos grãos e não se espalham pelo ar ao serem removidas.

13. Eliminação de odores. o café pode também ser uma forma ecologicamente correta de neutralizar odores em todos os ambientes da casa. Use uma meia-calça velha acomodar um pouco do pó de café e espalhe pela casa.

14. Prevenção de mosquitos. Em tempos de dengue, use os grãos no prato que fica logo abaixo dos vasos de plantas. Além de impedir que a água se acumule ali, eles servem como um belo enfeite para o conjunto e ainda exalam um ótimo aroma.

15. Tintura natural de tecidos. Os pigmentos naturais do café são ótimos para tingir tecidos, papéis, ovos de páscoa e até mesmo o seu cabelo. Esfregue a borra no papel e deixe secar; ou mergulhe o tecido no café quente. No cabelo, ele pode dar um tom mais escuro temporariamente.

16. Acessório para costura. Sabe aquelas almofadinhas para segurar alfinetes? Pois elas podem ser recheadas com grãos de café secos. Com um bônus: os grãos evitam que os alfinetes enferrujem.

17. Restauração de mobília. Arranhados em móveis de madeira desaparecem na hora quando você esfrega um pouco de café. Prepare uma pasta com o pó e água quente e aplique. Repita até que fique imperceptível.

18. Culinária. Uma pitada de café pode dar um sabor especial em qualquer receita e virar o seu “toque pessoal”. Carnes marinadas ficarão mais macias e com um leve toque esfumado.

Cuidados com animais

19. Repelente de pulgas. Esfregue a borra do café ainda úmida no pelo do seu animal de estimação logo depois do banho. É uma forma natural e não-tóxica de eliminar as pulgas do seu pet.

20. Repelente de felinos. Espalhe os grãos de café pelo quintal e também a borra, os gatos da vizinhança vão ficar longe do seu jardim e escolher outro lugar para usar como caixa de areia.

 

 

 

Anúncios