Por Chico Sant’Anna

 

A casca de ovo não é bombril, mas tem muitas utilidades. A maioria das pessoas acha que as cascas de ovo são simplesmente lixo. No entanto, elas podem ser um recurso muito útil para a nossa vida cotidiana. Vale lembrar que uma casca de ovo é composta por carbonato de cálcio, que é também o principal ingrediente de alguns antiácidos. Possuem ainda outros nutrientes essenciais às nossas plantas como o potássio e magnésio. Cada casca de tamanho médio contém aproximadamente 750 a 800 mg de cálcio, enquanto o copo de leite tem 290 mg.

A cor da casca depende da raça da galinha que produziu o ovo. As brancas produzem ovos brancos, e as marrons produzem ovos marrons. O uso de cascas de ovos caipiras, domésticas assegura uma farinha ainda mais orgânica.

Leia também

O reuso das cacas de ovos pode ser moída, em pedaços ou até na forma como ficou após o uso do ovo. Porém, uma maneira simples de potencializar os benefícios do reaproveitamento das cascas de ovos é transformando-as em uma farinha. Uma preciosa farinha, ecológica, barata, rica em minerais, com múltiplos usos, que vão da saúde humana e animal até a fertilização de canteiros, hortas, vasos, árvores e até orquídeas.

Como fazer a farinha

O primeiro passo na produção da farinha de cascas é colocar as cascas para secar à sombra, sempre que tivermos disponível. Não devem ser colocadas ao sol, pois possuem uma pequena quantidade de nitrogênio, que poderá se perder. Não é conveniente guardá-las para secar depois, pois a decomposição das partes orgânicas ainda úmidas poderá provocar mal cheiro e atrair animais indesejados, como moscas. Vá secando e guardando depois, até obter uma boa quantidade que mereça ser processada.

Se estiver com pressa e não puder esperar que as cascas sequem naturalmente, coloque-as cascas limpas e secas no forno elétrico ou convencional por 5 minutos, em potência média, para desidratá-las. Não as deixe queimar. Se estiver usando um forninho elétrico, ajuste o aparelho para que apenas a parte de baixo do forninho esquente – o calor vindo de cima e de baixo tostará as cascas.

casca de ovoCom as cascas de uma dúzia de ovos bem secas já se pode começar a fazer a farinha. Coloque-as em um saco plástico e quebre-as apertando com as mãos. Não se preocupe em moê-las bem, pois logo após elas vão para o liquidificador. Coloque-as aos poucos no aparelho e bata até transformá-las em pó. Obtida a farinha, coloque-a num vidro com tampa, e guarde-a num lugar fresco.

A farinha da casca de ovo é tradicionalmente utilizada na chamada multimistura, disseminada pela Pastoral da Criança nas ações de combate a desnutrição.

O uso da casca de ovo em forma de farinha ou mesmo em pedaços tem multiplas aplicações. No campo da Saúde, da jardinagem, da criação de animais domésticos e até no dia-a-dia do lar.

Confira abaixo 21 dicas,e não jogue mais casca de ovo no lixo. O planeta agradece.

Dicas de Saúde

Combate à osteoporose

A alimentação diária deve conter quantidades relativamente elevadas de cálcio (1.000-1.500 mg) para que as demandas fisiológicas de adolescentes, adultos ou idosos sejam supridas. Uma alimentação deficiente em cálcio compromete a formação do tecido ósseo e induz à perda da densidade óssea, levando à osteoporose. Essa enfermidade não está restrita aos idosos, mas é também comum entre adolescentes com amenorréia, e representa um grave problema de saúde pública quer pela incapacidade física dos pacientes quer pelo tratamento prolongado das fraturas decorrentes da doença.

Para grupos sociais de baixa renda sem acesso a produtos, o pó da casca de ovo se apresenta como fonte alternativa de cálcio. Já é comumente utilizado em programas sociais destinados à melhoria das condições de saúde de determinados segmentos populacionais. Além do aspecto econômico, o cálcio da casca de ovo apresenta vantagens nutricionais, pois não está associado a elevadas quantidades de proteína e sódio (como acontece, por exemplo, nos queijos), que podem induzir a um aumento da excreção renal de cálcio.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Goiás constatou que a adição do pó da casca de ovo às receitas culinárias não altera a aparência nem o sabor delas, e resulta em teores significativos de cálcio nos alimentos. Teores comparáveis aos de alimentos-tradicionalmente fontes de cálcio, tais como o leite. Segundo o estudo, a ingestão de duas porções diárias é capaz de cobrir cerca de 50% das recomendações de ingestão do mineral.

Muita gente come cascas de ovo por suas impressionantes quantidades de cálcio. Para fazer isso, você deve esmagá-las e triturá-las, e então acrescentá-las às comidas, polvilhando em sopas, sobremesas, molhos, cremes, saladas, etc. Não sentirá nenhum sabor diferente em seus pratos e entradas, e poderá melhorar a saúde dos seus ossos.

Cães e gatos

A dica acima vale tanto para os seres humanos quanto para cães e gatos. Para os animais domésticos, o pó da casca de ovo pode ser usado sobre a alimentação tradicionalmente utilizada. Existe uma regrinha bem básica que estipula que 1/2 colher de chá de pó de casca de ovo fornece cálcio suficiente para 500g de alimentos.

Remédio para a diarreia canina

Se você tem um cachorro que comeu algo que não devia, pode esmagar um pouco de casca de ovo junto com uma borra de café, até convertê-los em um pó. Polvilhe algumas colheres na ração ou na comida, e a diarreia desaparecerá em um dia.

Mineralizante

A casca de ovo tem poderes remineralizante para o organismo humano. Para usufruir dessas qualidades, deixe as cascas de ovo de molho na água com suco de limão durante algumas semanas e guarde esta mistura na geladeira. Acrescente um pouco dela à vitaminas de frutas e vegetais para obter minerais adicionais.

Curativo natural

A membrana da casca de ovo (a parte interior que é como uma película transparente) serve para promover a cura de cortes e arranhões. Assim, da próxima vez que se machucar, aplique-a e deixe-a agir sozinha.

Fortalecer as unhas

Esmague e triture as cascas de ovo até transformá-las em um pó e acrescente um pouco ao seu esmalte. Quando pintar as unhas, estará fortalecendo-as. Essa dica é perfeita para mulheres que têm unhas quebradiças e que demoram em crescer.

Redução de rugas

Pegue um pouco de pó de casca de ovo esmagada e coloque nas bandejas de cubo de gelo junto com água. Quando os cubos estiverem congelados, coloque no rosto para ajudar a atenuar a aparência das rugas.

Máscara nutritiva

A casca de ovo é usada como um componente de rejuvenescimento e nutrição. Existem algumas receitas para tais máscaras. Use um pilão para moer as cascas de ovo e misture-as com uma clara de ovo para fazer uma máscara caseira saudável que reduz a tensão facial. Deixe que ela seque antes de enxaguar.

Oura opção é a máscara com casca de ovo e limão. Essa máscara consiste de: 1 colher de chá de pó de casca, 1 colher de chá sumo de limão 1 colher de chá de limão, 1 colher de chá de óleo vegetal refinado e gema de um ovo.grind gema, acrescente raspas de laranja, deixe repousar, coberta por uma meia hora. Adicione os demais ingredientes, misture bem. Aplique no rosto por 15-30 minutos, retirados os restos de um tampão. Esta máscara é recomendado para fazer 2-3 vezes por mês, não mais, com pele escamosa seca.

Para outras receitas, clique aqui

Tratando irritações na pele

Coloque a casca de um ovo em um recipiente pequeno com vinagre de maçã e deixe descansar por dois dias. Passe a mistura em leves irritações na pele ou áreas com coceira. Os resultados são quase imediatos.

Alívio para picadas

Uma mistura de casca de ovo e vinagre de maçã pode representar um grande alívio à coceira das picadas de mosquitos. Se você ou alguém da família passa o verão sofrendo com a alergia causada por picadas de mosquito, tenha sempre à mão esta receitinha natural, que alivia a vermelhidão e a coceira. Lave, seque e esmague a casca de ovo e deixe-a de molho por 2 dias num pequeno frasco de vinagre de maçã. Passe a solução na área afetada três ou mais vezes ao dia. Durante o molho no vinagre, forma-se o sal acetato de cálcio que, ao cristalizar, esquenta a pele trazendo sensação de conforto.

Dicas de culinária

Tirando a acidez do café

Ferver cascas de ovo no café (algo que vem sendo feito há séculos) ajudará a reduzir o sabor amargo. Lembre-se de lavar bem a casca e coar o café para não comer nenhum pedaço. Duas substâncias presentes nos grãos de café – o ácido clorogênico lactonas e o fenil indane – provocam acidez, que muitas vezes ataca estômagos mais sensíveis. Para neutralizá-la, use o pH alcalino da casca do ovo. Basta colocar uma casca (limpa) no filtro da cafeteira. A bebida não perde o sabor.

Moldes para gelatina

Fure uma das extremidades da casca do ovo com agulha e, cuidadosamente, abra uma pequena abertura na outra ponta. Assopre o buraquinho menor para que a clara e a gema saiam do outro lado. Limpe o interior com água e sabão e seque a casca no forno. Agora preencha-a com o líquido da gelatina e feche o furinho menor com esparadrapo. Coloque o “recipiente” em pé na caixa de ovo e leve à geladeira para a gelatina endurecer. Retire o esparadrapo antes de servir. Na hora de comer, as crianças vão descascar o “ovo” e encontrar um recheio com cores vibrantes da gelatina.

Reforçando bolos e tortas

Rica em cálcio, a farinha da casca de ovo pode ser misturada à farinha de bolos e pães (basta uma pitada) para complementar a necessidade do mineral na alimentação. Duas colheres de sopa são suficientes.

Dicas para o lar

Afiar lâminas do liquidificador

Coloque a casca (o mais inteira possível) no congelador e use-a para limpar e afiar as lâminas do liquidificador, acrescentando água.

Areando panelas

Reduza o uso da palha de aço. As cascas de ovo limpas e esmagadas servem para esfregar as panelas que têm comida grudada no fundo ou nas paredes e substituem com eficiência esse produto na hora de limpar panelas e frigideiras. Na próxima vez que tiver que lavar os pratos, use cascas de ovo para tirar a comida. Basta colocar um punhado na esponja já ensaboada.

Velas decorativas

A próxima vez que comer ovos duros, quebre-os cuidadosamente pela parte de cima e deixe o resto para fazer uma base que será preenchida com cera para vela. Basta inserir um pavio, deixar que a cera se fixe e tirar a casca.

Branqueando as roupas

Alguns dizem que, se colocarmos cascas de ovo em um saquinho de malha e deixá-lo na máquina de lavar, as manchas desaparecerão na lavagem e as roupas brancas ficarão reluzentes.

Enfeites de Natal e de Páscoa

As cascas de ovos decoradas podem ser utilizadas para decorar as árvores de natal e também o jardim, na Páscoa. O ideal é que os ovos sejam pintados. Em alguns países do Leste Europeu, como na Ucrânia, essa é uma tradição antiga. Além dos pinheiros plantas da família das agaves (pitas) são muito utilizadas. Em cada extremidade das folhas, uma casca de ovo decorada é espetada. Essa pode ser um excelente entretenimento para as crianças, assim como uma maneira de gastar menos nas festas.

Leia também:

Pintados eles são utilizados nas decorações de Natal e da Páscoa, dependendo da cultura local

Para isso, fure uma das extremidades da casca com agulha e, com cuidado, abra uma pequena tampa na outra ponta. Assopre pelo buraco menor para que a clara e a gema saiam pela abertura do outro lado. Higienize o interior com água e sabão e seque a casca no forno. Além de pintados, os ovos podem ser recheados com confete de chocolate. Daí é só preencher com os confetes, fechar a abertura com papel de seda e decorar com canetinha colorida, tinta ou glitter.

Veja aqui como colorir ovos para a Páscoa

Dicas de Jardinagem

Combate a pragas do jardim

Os animais de corpo mole, como lesmas e caracóis, evitarão os vasos e jardineiras salpicadas de casca de ovos. Há quem diga que os cacos das cascas são afiados para tais animais. Já uma explicação química aponta que o cálcio existente mudará rapidamente o pH (índice de acidez) do solo, tornando-o menos amigável para esses bichinhos. A prática evita o uso de pesticidas químicos e as plantas e flores estarão a salvo de seus predadores.

Nos vasos já prontos, utilize uma colherinha de café nos vasos pequenos e duas ou três em vasos maiores.
Nos vasos já prontos, utilize uma colherinha de café nos vasos pequenos e duas ou três em vasos maiores.

Preparo de hortas e vasos

No preparo da terra ou substrato para jardinagem ou vasos, coloque 50 gramas da farinha de cascas acima descrita, são suficientes para cada 20 litros de terra. Nos vasos já prontos, utilize uma colherinha de café nos vasos pequenos e duas ou três em vasos maiores. Faça isto uma vez a cada 40 dias.

Se estiver começando a sua horta (ainda que seja em vasos ou jardineiras), e preferir usar a cascassem ter sido moída, você pode misturar um pouco de casca de ovo e adubo Na terra, pode espalhá-las diretamente no solo da sua horta, e até jogar na pilha de compostagem.

Fortalecendo tomates

Se na sua horta você cultiva tomates, certamente saberá que um problema comum do tomateiro é que ele não tem força suficiente para suportar o peso dos frutos. Quem entende de jardim comumente coloca cascas de ovo na terra onde estão as plantas de tomate para ajudar a combater este problema.

Fontes: Portal Planeta Saudável, Jardineiros.net, Cachorro verde,
Melhor com Saúde, Universidade Federal de Goiás