Marcas nos gramados lembram às encontradas em Prudentópolis (PR), semelhantes às de Nasca, no Peru, popularizadas na obra Eram os Deuses astronautas?

Por Chico Sant’Anna

Os moradores da Quadra 15 do Park Way se depararam com uma estranha interferência nos gramados que margeiam a longa via que conduz à Vargem Bonita. Teriam alienígenas descido no bairro e deixado agroglifos? Marcas semelhantes às encontradas em Prudentópolis (PR) e que nos remetem ao filme Sinais, no qual o diretor diretor M. Night Shyamalan, trata de agroglifos deixados em plantações de milho nos Estados Unidos. Os mais antigos, com certeza, vão trazer a memória Nasca, no Peru, cujas marcas gigantescas foram popularizadas na obra Eram os Deuses astronautas?, de Erich von Däniken?

Tratores, boys e não discos voadores?

Um olhar mais atento afastou a possibilidade extra-terrestre terem feito as marcas com seus poderosos raios laser. Mas trouxe um desalento e múltiplas explicações.

A duvida fica entre a ação de algum “boyzinho”, fazendo cavalo de pau nos gramados, e a ação dos serviços de podas. Nas redes sociais do Park Way existem pessoas que atestam a veracidade das duas possibilidades.

Alguns moradores afirmam que as marcas no gramado foram deixadas por tratores e não discos voadores. E questionam: quem é pago para cuidar dos jardins, acaba danificando-os. Ambientalistas alertam, de maneira geral, que as máquinas contratadas pela Novacap para fazer a roçagem das áreas verdes se mostraram, em muitos casos, inapropriadas para o serviço. De tão pesadas deixam sulcos na terra. Além disso, os tratoristas não prestariam a atenção às plantas dos jardins, passando com suas cortadeiras sobre elas, sem dó ou pena.

A questão que fica é, numa hipótese, a deseducação de alguns motoristas e a falta de policiamento no bairro, ou, na segunda hipótese, se as empresas pagas para o serviço terceirizado de poda e roçagem vão indenizar o GDF pelos estragos feitos. Será que a administração regional do Park Way irá cobrar? Imaginem essas marcas no gramado no meio da Esplanada dos Ministérios. O rebu seria grande e pouca gente ficaria calado.

Roçagem

Há muito que a técnica de roçagem praticada pelo GDF é questionada por ambientalistas. Além de usarem máquinas pesadas a leitura de muitos técnicos é que essa metodologia não permite que essências naturais do cerado cresçam e se desenvolvam.