Brasília e Buenos Aires conectadas em vôo direto, a partir de agosto

Foto: Mary Leal

Brasília e Buenos Aires, as duas principais capitais da América do Sul, estão separadas a pouco mais de três horas de vôo. Mas, graças a visão empresarial das empresas aéreas, é necessário quase que um dia inteiro de viagem, com conexão em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre, para sair de uma cidade e chegar a outra.

Varig, Gol e Tam já operaram vôos diretos interligando as duas capitais. Era possível sair de Brasília, por volta das 9 da manhã, e chegar a capital argentina a tempo de saborear um bom bife de chorizo para o almoço. Mas a busca incansável em aumentar a rentabilidade fez as empresas aéreas forçar a concentração de passageiros em poucas freqüências e  desistir de operar estas rotas. Em maior de 2011, a Gol chegou anunciar uma rota, com escala em Florianópolis. Prevista para julho daquele ano, nunca saiu do papel.

Leia também:

A uruguaia Pluna também chegou a operar Brasília – Buenos Aires, porém com escala em Montevidéu. A empresa faliu. Os aviões Bombardier por ela operados foram arrematados pela empresa espanhola Cosmo, especializada em vôos charter no Norte da Europa. Há informações extra-oficiais que a Cosmo também passará a operar os vôos da Pluna e, assim, o brasilense teria mais esta opção.

Mas, a partir de agosto, o brasiliense poderá voltar a contar com uma ligação direta. Brasília e Buenos Aires deverão voltar a ter um voo direto interconectando-as. Os vôos acontecem  a partir do dia 6 de agosto e serão diários. Isso deve ampliar o turismo nas duas cidades. Quando a Pluna operava, os uruguaios chegaram a estar entre os maiores contingentes de turistas estrangeiros a visitar a Capital Federal.

Mas não será nenhuma empresa brasileira que irá operar esta conexão. O interesse foi despertado nos projetos da Austral, uma subsidiária da Aerolíneas Argentinas – companhia estatal do país vizinho–, em aviões de fabricação brasileira Embraer E 190. Entretanto, o brasiliense não terá o conforto de voar em horários tranquilos e chegar na hora de saborear a carne argentina, no máximo, um bom desayuno.  As saídas do Aeroporto JK serão de madrugada, por volta das 2 da manhã, devendo chegar ao Aeroporto Internacional de Ezeiza, região metropolitana de Buenos Aires, na aurora, às 5h50. A volta acontecerá por volta de 21.15 com chegada prevista para 1 hora da manhã.

O valor de lançamento da passagem é de R$ 653 ida e volta fora as taxas  e este preço deve estar disponível para viagens até dezembro. Um pouco mais caro que a Gol, que faz a mesma rota com conexão em Guarulhos:  R$ 572. Mas a economia de tempo compensa amplamente, já que se fazem necessárias mais de três horas de espera no Aeroporto de Cumbica.

Buenos Aires será o sétimo destino internacional de vôos operados a partir de Brasília. Já existem as linhas para Miami e Atlanta, nos Estados Unidos; Lisboa, em Portugal; Cidade do Panamá, no Panamá; San José de Costa Rica e Bogotá, na Colômbia.

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Argentina, Aviação, Brasília - DF, Turismo. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Brasília e Buenos Aires conectadas em vôo direto, a partir de agosto

  1. Pingback: Brasília perde mais uma rota aérea internacional | Brasília por Chico Sant'Anna

  2. Pingback: Aeroporto de Brasília como quarto pior do país | Brasília por Chico Sant'Anna

  3. Pingback: Brasília perde mais um vôo internacional. Dessa vez para Miami | Brasília, por Chico Sant'Anna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s