tela principal do blogPrestes a completar 400 mil leituras, o blog Brasília por Chico Sant’Anna, criado em junho de 2010, registra neste ano 127.501 leituras.

A perfomance é semelhante a do ano anterior, quando 127.636 internautas visitaram o blog, que tem Brasília como foco editorial. O volume de visitas, segundo levantamento do provedor wordpress, equivale a seis dias de visitação em alta temporada do Museu do Louvre, em Paris.

Embora tenha o foco editorial em Brasília, o blog foi lido em 107 países estrangeiros, com destaque para os Estados Unidos e Portugal. Do Brasil, foram 118.261 leitores. Destes, cerca de 15% já acessaram diretamente a página do blog. Os demais foram atraídos por links e chamadas nas redes sociais e blogs, especialmente (pela ordem), no facebook.com; Blog do edsonsombra.com.brtwitter.com; Blog do donnysilva.com.br; e Blog gamalivre.com.br

Torcedores Copa Equador e SuiçaAo longo do ano, três textos se destacaram na preferência de leituras:

Fifa dá mais um drible nas pretensões de Brasília, artigo que contou com 7.508 leituras. Nele, o editor do blog mostrou que a Capital Federal não fora escolhida por nenhuma das seleções estrangeiras de futebol para montar sua base de treinamento. O preterimento da cidade resultava, segundo o artigo, em perdas econômicas para o turismo local e demonstrava a falta de visão estratégica das autoridades locais para atrair um país para Brasília, enquanto sede.

O segundo texto mais lido (7.195 leitores)  foi 60 anos de atraso, de autoria da jornalista Conceição Freitas, publicado originalmente na Crônica da Cidade, do Correio Braziliense e que trazia à tela a insistência de setores do GDF e de representantes da especulação imobiliárioa em articular a aprovação do PPCub. A proposta, teoricamente, buscaria preservar o projeto de Lúcio Costa, mas na prática desconfiguraria a concepção urbanística que foi tombada pela Unesco como patrimônio histórico da humanidade.

Fórmula INDY - Agnelo e Tony Canaã foto de Dênio Simões
Tony Canaã foi recebido por Agnelo, no Palácio do Buriti numa ação de divulgação do Grande Prêmio de Fórmula Indy, marcado para março de 2015 em Brasília. Foto: Dênio Simões-GDF

O terceiro texto também relacionava o governo local e suas iniciativas em atrair, a qualquer custo, grandes eventos desportivos internacionais. Autódromo Nelson Piquet: um novo Mané Garrincha?  questiona a iniciativa do GDF de gastar até 300 milhões de reais para reformar o autódromo de Brasília e capacitá-lo para albergar a etapa brasileira de Fórmula Indy, evento que foi descartado pelas municipalidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

O blog se notabiliza por fazer uma análise da política local e seus bastidores. Foi tema, inclusive do trabalho acadêmico de conclusão de curso – TCC, A construção de uma campanha eleitoral nas redes sociais, de autoria de, Nayara Brito, estudante de Jornalismo da Faculdades ICESP.

O açai é um dos alimentos preferidos do Tucano. Foto de Herbert
Você conhece as aves de Brasília? é uma coluna que se dedica a mostrar as riquezas ambientais da Capital Federal, de forma a coscientizar o cidadão local. Foto de Herbert Schubart

Os textos e fotos, em sua grande maioria são de autoria do editor responsável. Mesmo assim, já soma 1.470 artigos, dos quais,  270 foram novos artigos, publicados ao longo de 2014 – média de três artigos a cada quatro dias. Foram carregadas também 360 imagens – cerca de 7 imagens por semana-, ocupando um total de 164 MB.

O Blog tem colunas que buscam mostrar uma Brasília diferente do foco da grande mídia. Você conhece os artistas de Brasília, Vocês conhece as aves de Brasília Você conhece as flores de Brasília são colunas que abrem espaço para a produção cultural candanga e às riquezas do meio-ambiente do Distrito Federal.

role3a
Em 2014, o Foto-protesto, de TT Catalão: Xô rolezinho foi o mais popular e focava na ação de shoppings da Capital Federal que expulsavam jovens de camadas sociais menos favorecidas.

Em 2014, o blog inovou trazendo vídeo-entrevistas. Como o ano foi um ano eleitoral, as vídeo-entrevistas buscaram debater os temas mais presentes, tais como mobilidade urbana, saúde, cultura e turismo como fonte de desenvolvimento, e ocupação do solo no Distrito Federal.

A mais assistida foi a entrevista com a arquiteta Vera Ramos, diretora do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Ferderal.
A vídeo-entrevista PPCUB: Agnelo não cumpriu com a sua palavra foi a campeã de audiência, num momento em que a cidade poderia ter os traçados de Lúcio Costa agredidos.

O Blog não conta com equipe profissionalizada e remunerada. Mas há colaboradores permanentes, como TT Catalão e sua crítica social na coluna Foto-Protesto, o espaço Poema de Fim de Semana,  assiduamente ocupado pelo poeta e jornalista Luiz Martins, e, mais recentemente, o espaço Poema no Meio da Semana, com criações da poetiza Ana Rossi.

 Eu te amo minha Brasília foi o Poema de Fim de Semana mais popular em 2014 e verde-amarelo o  na seção Poema no meio da semana. 

Com salienta o epígrafe do Blog: Um olhar diferenciado de Brasília por quem defende o prazer de morar na cidade e o orgulho de ser brasiliense, por opção ou nascimento, a meta para 2015, quando completará cinco anos de existência é manter o olhar atento sobre o novo governo e fazer deste espaço uma tribuna coletiva aos brasilienses.

 

 

Anúncios