Por  Chico Sant’Anna

A cada ano mais carros e menos vagas nos estacionamentos. O detran registra, em média, 90 mil carros novos. Não é por menos que vivemos diariamente em engarrafamentos e não achamos vagas para estacionar.

A saída não é a construção de mais faixas de rolamentos em nossas avenidas, nem mesmo a abertura de novos estacionamentos. Falam até em estacionamentos subterrâneos, para dar mais dinheiro para as empreiteiras, que reforçam os caixinhas de pandoras.

O melhor é um transporte eficiente, integrado e com bilhete único. Metrô, ônibus, VLT, trem regional, zebrinha, bicicletas públicas, tudo associado de forma inteligente.

Os ônibus de Brasília são caros, desconfortáveis e ultrapassados tecnológicamente

São necessários ônibus modernos, pontuais, confortáveis, com ar condicionado. As linhas nãopodem apenas circular no sentido horizontal do Plano Piloto (Norte e Sul e vice versa). Precisam circular também no sentido Leste Oeste e esta é uma tarefa para os zebrinhas. Faltam também ônibus executivos, os frescões do tipo que circulam no Rio de Janeiro e São Paulo

Metrô

É preciso que o metrô seja completado com todas as suas estações em operação (sugiro inclusive que se crie uma em frente ao Hospital de Base) e que ele seja mais amplo, que atenda a UnB – onde circulam mais de 20mil pessoas diariamente -, chegando ao final da Asa Norte.

Lá, perto da Ponte do Bragueto, deveria ser erguido um grande terminal de integração para atender Sobradinho, Planaltina, Condomínios, Lago Norte, Paranoá e Varjão. Assim, os ônibus das grandes linhas não precisariam entrar no Plano Piloto. O mesmo deve acontecer de quem vem das cidades satélites situadas ao Sul do Plano Piloto.

Em Samambaia, na estação de Furnas, é bastante racional que haja um ramal para atender a população do Recanto das Emas e do Riacho Fundo II. Estas cidades abrigam quase 100 mil pessoas. O trecho teria apenas 5 km de distância, mas que podem retirar milhares de carros das avenidas e dar mais conforto e cidadania de quem vem daquelas localidades.

A bicicleta pública é cada vez mais utilizada na Europa

Biciletários públicos

Como em alguns países europeus, Brasília pode introduzir um sistema de bicicletas públicas associado ao transporte coletivo. Da Rodoviária, por exemplo, poderíamos ter uma ciclovia percorrendo toda a Esplanada dos Ministérios. Os servidores chegariam de metrô pegariam as bicicletas públicas, pedalariam até o respectivo ministério, deixando-as lá nos bicicletários públicos. Não é sonho, cada vez mais no mundo todo a bicicleta é reintroduzida como opção de transporte limpo e saudável.

Trem Regional de Passageiros

Na BR-40 o engarrafamento começa às 5 da manhã e não acaba antes das 9h. Fotos: Chico Sant'Anna

Tenho defendido que a linha do Trem Bandeirantes, da extinta RFFSA, seja transformado no trecho que sai de Luziânia – GO até a Rodoferroviária em trem regional de passageiros, A linha atualmente só transporta carga e está ociosa. A sua adequação ao transporte de passageiros pode retirar milhares de pessoas que vêm do Entorno Sul e de Santa Maria e Gama todas as manhãs. O engarrafamento começa ainda antes do sol nascer e não acaba antes das 9 da manhã. À tarde o drama é o mesmo só que com sentindo inverso: Brasília -Entorno.