Engarrafamento começa no final da Asa Sul e vai até o Balão do Aeroporto. Foto de Ricardo Marques/Metro Brasília

Obras na principal via de acesso aos terminais aumentaram percurso em pelo menos 30 minutos e exigem precaução. Engenheiro do DER manda população sair de casa mais cedo.

Do Jornal Metro Brasília

Os passageiros que residem ou estão de visita ao Distrito Federal devem esquecer aquela antiga comodidade de alcançar o Aeroporto JK em apenas 20 ou 30 minutos a partir do Plano Piloto. As obras na via de acesso ao terminal aéreo complicaram o trânsito de tal maneira que agora é necessário sair de casa com pelo menos uma hora de antecedência para não correr o risco de perder o voo.

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À noite o trânsito é ainda mais complicado. Falta de iluminação e de policiamento colocam em risco os motoristas. Foto de Chico Sant’Anna pelo celular

Nos horários de trânsito intenso entre às 12h e às 14h e entre às 17h e às 20h -, a precaução deve ser ainda maior. E às quintas e sextas-feiras, quando o fluxo de passageiros aumenta, o melhor é estar a caminho com pelo menos uma hora e meia de antecedência. …

O gargalo no trânsito fica exatamente entre o final da Asa Sul e o balão de acesso ao aeroporto. O trecho, de apenas dois quilômetros, teve uma das três faixas reduzidas no último sábado, o que acabou dificultando o tráfego na região. …

Na segunda-feira, por volta das 17h, o universitário Mário Júnior levou uma hora entre a 116 Sul e o Aeroporto JK, o que acabou determinando que ele perdesse o voo de regresso a Palmas (TO). “O engarrafamento me custou R$ 1,2 mil, preço de uma nova passagem, porque não havia vaga na mesma companhia aérea”, reclamou o rapaz, que ontem optou por sair do local onde estava hospedado com três horas de antecedência.

“Não tem muita saída mesmo. Minha sugestão é que os usuários da pista se reprogramem, saiam de casa mais cedo.” Samuel Dias, Engenheiro do DER-DF

Duas obras estão sendo feitas na região do aeroporto: uma é a construção do BRT (dentro do conjunto de obras do Expresso-DF) e outra é a ampliação e melhoria da DF-047, a Epar. O cronograma do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) previa que elas estivessem concluídas antes da Copa das Confederações, mas atrasos com licitações, licenciamentos ambientais e adaptações do projeto acabaram atrasando os projetos.

“São coisas passíveis de acontecer em qualquer obra. Infelizmente, os usuário terão que ter paciência”, afirma Samuel Dias, engenheiro do DER responsável pela implantação do Expresso-DF.

A obra de ampliação da Epar provocou um outro desvio, este no sentido Aeroporto/Plano Piloto, obrigando os motoristas a usarem parte da estrada de acesso ao Lago Sul. O trecho aumentou a corrida de táxi de vinda para o Plano Piloto em pelo menos R$ 5.