Todo mundo tem seu lugar ao sol
A pobreza mental é o mal
Criança pedindo no sinal
Correr atrás é passado corra na frente
Use a mente, seja inteligente.

 

Por Chico Sant’Anna

A estrofe acima é de autoria de MC Darlan, um dos rapper da cidade. Com letras fortes e duras, ele questiona o cotidiano desta cidade: violência, corrupção, abandono das crianças. Jovem, 29 anos de idade, o músico já tem 10 anos de carreira e se renova a cada ano.

Considerado o MC da Capital Federal, MC Darlan já tem suas músicas disponíveis na internet, em sites populares como o YouTube e o Palco MP3.

No quadradinho, ele tem presença marcante nos eventos culturais e sempre com uma função social. Em junho, participou da mostra artística do Festival Cultural B- Fest Cul, realizado no Campus de Brasília do Instituto Federal de Brasília.

“Vim pra te encher de música boa! Fazendo o que mais gosto que é cantar. Falando o que vejo nessa vida, sou um pensador como qualquer outro. A felicidade está em cada conquista da sua vida, música é uma forma de expressar seus sentimentos”.

Para MC Darlan, o Rap tem um papel social muito importante para a mocidade. Interativo entre os jovens informando, educando e conscientizando, tirando a juventude da criminalidade.

Em junho, MC Darlan participou da mostra artística do Festival Cultural B- Fest Cul, realizado no Campus de Brasília do Instituto Federal de Brasília.

No single Falsa Democracia, lançado em 2017, Darlan questiona o sistema. Para ele, não existe corrupção apenas na política. “Ela é um círculo vicioso que contamina as pessoas que já tem uma má índole, que sempre se fazem de santinho no intuito de escapar da cadeia. E sempre acham uma brecha nessa falsa justiça brasileira para continuar as suas pilantragens, prejudicando o bem estar da sociedade.”

Como um “militante da democracia”, ele busca expressar sua indignação em suas músicas. Em janeiro de 2018, lançou  “Não existe justiça na capital da injustiça”, fala sobre as injustiças em pleno século XXI, o Brasil continua o mesmo, 70% da população vivendo na pobreza, visto que a concentração de renda ainda é um dos grandes problemas do país, além da corrupção.

Em Colocando nossa voz no alto falante, ele busca dizer que a voz do povo está na rua, na liberdade de expressão na luta por dias melhores.

“Em cada atitude tomada a gente diz que está vivo e que não somos ingênuos de acreditar nas mentiras de tiranos. Acreditamos que o progresso só é possível com igualdade social.”

 

Veja aqui o clip de Colocando nossa voz no alto falante

 

Para conhecer mais artistas de Brasília, leia também: