Textos do Wiki Aves A Enciclopédia das aves do Brasil.
Fotos de Evando F. Lopes.
Publicado originalmente no  portal Águas Emendadas
Cardeal-do-Nordeste capturado pelas lentes de Evando Ferreira Lopes, nas proximidades do Parque Nacional das Águas Emendadas

Pássaro de extraordinária beleza física, o Cardeal-do-Nordeste (Paroaria dominicana) é uma ave passeriforme  da família Thraupidae . É conhecido também como galo-da-campina, cabeça-de-fita e cabeça-vermelha.

Características

Mede cerca de 17,2cm. Plumagem de cabeça vermelha, curta e ereta, sobretudo na nuca do macho. Partes superiores cinzentas exceto o dorso anterior que é composto de penas negras no ápice e brancas na base, o que dá ao conjunto um aspecto escamoso de negro e branco. Dorso posterior e coberteiras superiores das asas manchadas de negro; maxila anegrada, mandíbula cinzento-clara.

Leia também:

Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a Alma-de-Gato.
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Caboclinho.
Voce conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Filipe.
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a “freirinha”. 
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Gente-de-Fora-aí-Vem.
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a Juruva.

Reprodução

Durante a reprodução vivem estritamente aos casais sendo extremamente fiéis a um território, defendido pelo macho.Atinge a maturidade sexual aos 10 meses. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada; na região da caatinga nordestina só se reproduz uma única vez no ano, que é exatamente no periodo chuvoso. Os filhotes nascem após 13 dias.

Ouça aqui o canto do Cardeal-do-Nordeste.

Costuma cantar logo ao alvorecer, fazendo verdadeiras alvoradas matinais, embora este comportamento só seja observando durante o período reprodutivo. Não há dimorfismo sexual. O jovem apresenta as partes superiores pardo-anegradas e garganta ferrugínea.

Alimentação

Predominantemente granívora com adaptação para consumo de sementes muito amargas em padrões humanos. Esmagam a semente. Semente preferida= gramínea. Temporária e ocasionalmente se tornam insetívoros. Para comer, anda e saltita catando sementes no próprio colmo do solo.

Hábitos

Habita mata baixa rala e bem ensolarada (caatinga); beira de rios (cerrado). Um dos pássaros mais típicos do interior do Nordeste do Brasil. Se reunem à beira de cacimbas ou poços naturais na caatinga, a fim de beber água e tomar banho.

Mapa de registros da espécie Cardeal-do-Nordeste (Paroaria dominicana)

Veja no mapa as cidades onde os observadores do WikiAves registraram ocorrências da espécie cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana) . A concentração de pontos em uma região não indica, necessariamente, concentração de aves nesta região pois está relacionado também à concentração de observadores, principalmente nos grandes centros urbanos.