Textos baseados no Wiki Aves
a Enciclopédia das aves do Brasil.
Fotos de Evando F. Lopes.
Publicado originalmente
no  portal  Águas Emendadas

Historicamente uma das primeiras espécies brasileiras a se adaptar ao meio urbano, a Rolinha-roxa (Columbina talpacoti) ainda é a espécie nativa mais comum em boa parte das grandes cidades brasileiras. É curioso notar que ela costuma ser encontrada em maior quantidade em locais alterados pelo homem do que em seu próprio habitat original que são as áreas de cerrados e campos.

Sua denominação muda de local a local. É conhecida também como caldo-de-feijão, rola-caldo-de-feijão, rolinha-caldo-de-feijão, picuí-peão, rola, pomba-rola, rola-cabocla (CE e PB), rola-grande, rola-roxa, rola-sangue-de-boi (PE e BA), rolinha, rolinha-comum, rolinha-vermelha, rolinha-juruti e pomba-café.

Características  

Elas medem, em média, 17 centímetros de comprimento e pesam 47 gramas. O macho, com penas marrom avermelhada, cor dominante no corpo do adulto, em contraste com a cabeça, cinza azulada. A fêmea é toda parda. Nos dois sexos, sobre a asa uma série de pontos negros nas penas. Filhote sai com traços da plumagem de cada sexo.

Leia também: